sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Nazismo não é um momento, é um elemento da sociedade

O texto de Rubens R. R. Casara, Juiz do TJRJ, é bastante sucinto, de fácil leitura, mas ao mesmo bastante denso em seu âmago. A rápida análise do que foi o Nazismo é bastante esclarecedora, principalmente quando se refere aos sistemas jurídicos e cultural (aqui em seu sentido mais amplo).

Mas se por um lado o texto é primoroso nessa parte, ele toca apenas superficialmente em outras. Um exemplo é que constata a criação de uma série de conceitos e técnicas usadas no mundo corporativo e empresarial atualmente, e que foram retirados diretamente do regime de Hitler. Também mostra que o pensamento Nazista está sempre presente na nossa sociedade.

E aqui, a meu ver, e o texto comete duas falhas. A primeira é que não deixa claro que o Nazismo não nasceu Nazismo. O regime cresceu e se instalou com amplo apoio da sociedade, que perseguia, um a um, aqueles indivíduos ou grupos que lhe faziam oposição, até que toda ela foi silenciada, ou exterminada. Hitler não assumiu já ordenando a queima dos livros, ou dando início da II Grande Guerra. Foi um processo paulatino, que de início até tinha um ar de "endurecimento democrático". Ou seja, as ideias foram sendo lançadas, recebendo os apoios, e só depois executadas. Sobre isso tem um ótimo filme que sugiro seja visto.

O outro ponto que o texto não é claro é no sentido de prevenção a estas situações. Sabemos que muitos dos atos presentes e passados de membros do atual governo, e principalmente de seu chefe, são criminosos. Na verdade muitos cometem esses atos há tempos. Se tivessem sido tomadas providências no devido tempo, a situação atual não seria essa.

Agora, nisso o texto é perfeito: "Uma das desculpas à inércia diante do agigantamento do Estado Nazista era a de que as pessoas desconheciam que aquele projeto político levaria ao holocausto e à destruição humana em escala industrial. Hoje, essa desculpa não pode mais ser usada". Apenas por esse motivo eu gostaria de saber o motivo de não ter sido tomada providência no devido tempo?

E também gostaria de saber por que não se tomam as providências necessárias já?

O fato de que esse pensamento sempre estará entranhado em qualquer sociedade, não invalida o fato de que para ele se manifestar como movimento político são necessários líderes. Esses líderes têm que ser extirpados antes de poderem organizar e mover suas massas.

Como sempre o link para o texto completo está no título abaixo. Não é muito grande e vale a pena ver.

Mulheres fazem saudação a bandeira nazista na Alemanha dos anos 1930 (Foto: Gamma-Keystone/ Getty Images)

Acreditar que os crimes e a barbárie nazista foram obras de monstros e loucos, de uma época e de um país distantes, é algo que conforma e tranquiliza as consciências. Todavia, não faltam sinais a apontar o equívoco dessa crença. Em importante pesquisa, publicada em 1950, Theodor Adorno, Daniel Levinson, Nevitt Sanford e Else Frenkel-Brunswild revelam que as convicções políticas, econômicas e sociais de grande parte da população norte-americana eram muito próximas da visão de mundo dos alemães que aderiram ao nazismo. Não se pode, ainda, ignorar a recepção calorosa que diversas personalidades de países como os EUA e o Brasil deram aos discursos e posicionamentos políticos de Adolf Hitler antes do início da Segunda Grande Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário