terça-feira, 8 de setembro de 2020

Pronunciamento de Lula é uma guinada do PT?

Interessante o discurso de Lula no 07/09/2020. Finalmente o líder petista fez um discurso digno de ser chamado assim. Pontuou muitos dos abusos do governo Bolsonaro, apontou erros e, copiando muitas das propostas da frente de esquerda que inclui PDT, PSB, Rede, etc, falou em dar uma vida mais digna aos brasileiros.

Falou, por exemplo, em imposto progressivo compatível com os rendimentos, da taxação de grandes fortunas, de direitos a minorias, etc. Todo um discurso muito interessante, falando de arte, de direitos humanos, de financiamentos, etc. Um discurso politicamente correto.

Mas já faz muito tempo que eu cansei de belas falas, de discursos que prometem defender o povo, direitos, etc. Bolsonaro fala que tudo o que faz é em defesa do povo, para garantir direitos do povo, para o bem da nação, e de sua população.

A questão não é o que Lula falou ontem, mas o que ele está disposto a fazer. Ele é o grande líder do PT, ele é a voz mais influente do partido, e esse partido é o maior na oposição a Bolsonaro. Então ele que faça o certo, abra mão de indicar um candidato, abra mão do centro da disputa eleitoral, mas use sua voz forte no debate político.

E isso é por um motivo muito simples: nem sempre o maior em um processo extremamente plural é o que tem maiores chances de ganhar, porque numa eleição majoritária, muito mais do que o apoio, conta a rejeição. O PT segue como o partido de maior rejeição no momento, e isso não diminuiu. Ao contrário, devido ao posicionamento do próprio partido, que segue tentando impor uma hegemonia ao chamado "campo progressista", essa rejeição vem aumentando.

Que Lula e o partido apliquem seu discurso de boas intenções para com o povo e o país, facilitem o processo político, se reconciliem com o povo no processo, e possam voltar mais fortes no futuro. Se mantiverem esse curso, a tendência é que minguem, e se apequenem. Tal qual aconteceu com o irmãozinho siamês dele, que o antecedeu na Presidência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário