Parte do Norte e do Centro-Oeste do Brasil queimam em enormes incêndios propositais. Já seria excessivo que estivessem sendo queimados mata derrubada e animais, mas a situação vai além, e queima a imagem do Brasil no mundo, e oportunidades de negócios, sejam em investimentos financeiros, produtivos, ou mesmo no comércio internacional.
Enquanto isso temos um Ministro do (contra o)Meio Ambiente, que está mais preocupado numa exploração predatória e destruidora dos recursos naturais do país, sem criar e distribuir riqueza pela população, do que em levar-nos a avançar nesta áreas, criando empregos de boa remuneração, alta tecnologia, e ambientalmente responsáveis.
Marcha a ré no Bolsa Verde e Amerelo
Esses dias o Presidente Jair Bolsonaro desistiu de mudar o nome do programa Bolsa Família para Bolsa Verde e Amarelo, assim como desistiu de implementar mudanças para tornar perenes ao auxílio emergencial. O motivo é a total descompensação das contas públicas promovidas por seu próprio Governo, através do Banqueiro travestido de economista, Paulo Guedes, e muito bem auxiliado pela pandemia e a resposta ridícula que o próprio Governo Federal deu ao problema sanitário.
Enquanto isso sobram trilhões para os especuladores, e muitos bilhões e vistas grossas aos grandes conglomerados e predadores do meio-ambiente. Como disse o próprio Ministro de Bolsonaro, "é ali que ELES ganham dinheiro".
Marcelo Bretas punido pelo TRF-2
O Juiz Marcelo Bertas, responsável pela Lava-jato no Rio de Janeiro, e também por várias decisões muito contestadas pela maior parte dos juristas, sofreu a "pena" de censura pelo TRF-2. A consequência é que o Juiz ficará 1 ano sem figurar das listas de promoção.
O Juiz também era acusado de atuação político-partidária, mas esta foi arquivada sob a alegação de que seria necessário continuidade para que tal conduta fosse caracterizada. Discordo da decisão, até porque ele segue alinhado a determinados políticos e ideologias partidárias, inclusive alardeando o fato.
De qualquer forma a decisão do TRF-2 é importante, porque pode representar um aviso de que a situação possa estar voltando ao mínimo de normalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário