quarta-feira, 4 de julho de 2012

A pergunta que não cala: qual a quantidade de carga embarcada no longo curso em navios de bandeira brasileira?

Duas matérias publicadas no Estado de S. Paulo que o Blog dos Mercantes estava para comentar já há algum tempo:  "Meio fluvial movimentou 79,814 mi/ton em 2011" e "Transporte por cabotagem marítima cresceu em 2011".

Números que mostram a importância da navegação no transporte de cargas brasileiro. Importantíssima a informação de que cresceu a quantidade de carga transportada na cabotagem e por hidrovias.

Mas dever de casa do blogueiro vai ser tentar descobrir a relação disso com outros modais de transportes, que é o número que mais interessa.

E uma pergunta não cala: qual a quantidade de carga embarcada no longo curso em navios de bandeira brasileira?

Leia as duas matérias abaixo:

Meio fluvial movimentou 79,814 mi/ton em 2011

BRASÍLIA - O transporte de cargas por meio fluvial alcançou 79,814 milhões de toneladas em 2011, de acordo com balanço anual divulgado ontem, quarta-feira, pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O volume representa um crescimento de 7,25% em relação às 74,419 milhões de toneladas transportadas pelo modal em 2010.

Desse total, 25,143 milhões de toneladas foram transportadas pela chamada navegação interior, sendo 8,906 milhões de toneladas em hidrovias estaduais, 10,307 milhões de toneladas em hidrovias interestaduais e 5,699 milhões de toneladas em trechos internacionais. Outras 230 mil toneladas foram transportadas em percursos não identificados.

Já 22,325 milhões de toneladas foram transportadas em rios em 2011 pela modalidade de cabotagem e outros 32,344 milhões de toneladas por navegação de longo curso.

A bacia Amazônica respondeu por mais da metade desse transporte - somando-se as três modalidades - com 49,232 milhões de toneladas. Em segundo lugar ficou a bacia Tocantins - Araguaia com um volume de 23,736 milhões de toneladas.

Produtos

O minério de ferro representou 21,33% do total de mercadorias transportadas por navegação interior em 2011, com 5,322 milhões de toneladas, seguido por soja (4,237 milhões) e enxofre, terras e pedras, gesso e cal (2,661 milhões).

Já na navegação por cabotagem, a bauxita liderou o transporte com 14,294 milhões de toneladas, ou 64,03% do volume total da modalidade. Combustíveis e óleos minerais aparecem na sequência com 5,169 milhões de toneladas.

O mesmo ocorreu na navegação por longo curso, com 6,518 milhões de toneladas transportadas de bauxita, superando o volume de 5,295 milhões de toneladas de minério de ferro.

Transporte por cabotagem marítima cresceu em 2011

BRASÍLIA - O total de cargas transportadas por cabotagem marítima, ou seja, navegação próxima à costa brasileira de um porto ou terminal para outro, chegou a 133,275 milhões de toneladas em 2011, de acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A quantidade representa um aumento de 1,96% em relação às 130,708 milhões de toneladas movimentadas nesse modal em 2010.

Do volume de 2011, 76,74% referem-se a combustíveis e óleos minerais, com 102,270 milhões de toneladas transportadas. A bauxita ocupou a segunda posição com 14,813 milhões de toneladas, ou 11,11% do total.

De acordo com o órgão regulador, na modalidade de navegação de longo curso oceânico foram embarcados 514,739 milhões de toneladas no ano passado, com desembarques de 143,347 milhões de toneladas.

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