O Canal do Panamá, que já era um
grande atalho entre as duas costas do continente americano, está se tornando
maior. Depois de mais de cem anos, período em que o tamanho e capacidade das
embarcações cresceram a ponto de muitas não poderem mais utilizar o “atalho”
entre os dois oceanos, nada mais natural que o canal buscasse se adaptar aos
tempos modernos. E logo ele, que quando foi construído horrorizou boa parte dos
operadores marítimos da época, pois a capacidade de suas comportas ultrapassava
em muito o tamanho dos navios da época.
Mas o canal não é apenas uma rota
de navegação importantíssima nos dias de hoje, para o pequeno país
centro-americano ele significa a maior entrada de divisas do país, é
responsável por uma grande quantidade de empregos e é até atração turística,
quando os curiosos acompanham as operações em suas comportas e até mesmo
através da navegação pelo caminho tomado por grandes navios.
Com a ampliação da capacidade do
canal, não apena navios maiores terão acesso a essa via marítima, mas a
expectativa também e de que ela deverá dobrar a quantidade de carga que passa
por ele, e consequentemente os ingressos de divisas no país.
Seria muito bom que também
voltassem a atravessar o canal alguns navios brasileiros. Outrora sempre
presentes na rota leste-oeste das américas, agora já são muitos anos que nossa
bandeira não tremula por aquelas águas.
Canal do
Panamá começa a instalar comportas para duplicar capacidade
A primeira
comporta da ampliação do Canal do Panamá foi colocada na câmara inferior da
eclusa próxima ao oceano Atlântico .
A peça
metálica pesa mais de três mil toneladas e teve de ter transportada por rampas
de concretos especialmente construídas.
As
comportas e eclusas formam um sistema que permite aos navios cruzar o desnível
geográfico e cortar caminho entre os continentes Atlântico e Pacífico
No Panamá
já estão oito das 16 comportas que serão instaladas nas novas eclusas do canal.
As oito
restantes devem chegar em dois grupos de quatro vindas do estaleiro italiano
que está produzindo os equipamentos há um ano. As eclusas vão duplicar a
capacidade de transporte pelo canal, com navios maiores, passando de 300
milhões para 600 milhões de toneladas anuais de carga.
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