terça-feira, 4 de novembro de 2014

Blog dos Mercantes está em linha com o que diz o Senador Paulo

Cruzeiros: glamourosos mas problemáticos

Temporada de Cruzeiros chegando novamente e nós voltamos a falar dessas embarcações glamourosas, mas cheias de problemas. Quem acompanha nosso Blog dos Mercantes talvez lembre que alguns posts atrás nos contrapomos a uma reportagem sobre navios de cruzeiro, e nesse post dizíamos, em outras palavras, o que está contido na reportagem abaixo, do NetMarinha. Parece até que encomendamos o artigo, porque as denúncias trazidas à tona pelo Senador Paulo Paim vêm apenas comprovar aquilo que vimos afirmando no Blog dos Mercantes.

Com já dissemos várias vezes aqui em nosso Blog, é direito de todos buscarem melhores condições para si, inclusive dos empresários de lutarem por maiores lucros.

Mas também é dever de governos, legisladores e autoridades estarem atentos e intervirem nos mercados, de forma que o poder econômico não se utilize de sua força para desequilibrar a balança a seu favor.

O projeto do Senador Paulo Paim, que busca a regulamentação dos cruzeiros marítimos no Brasil, já vem sendo comentado e vem tramitando no Senado há algum tempo. Quanto antes for aprovado (e ele precisa ser aprovado), quanto antes teremos melhores armas para evitar o aviltamento do trabalho a bordo dessas embarcações, o desrespeito ao meio ambiente – algo frequente nessas embarcações, e tema de nosso último post –, e que o Estado Brasileiro, assim como sua população, possam ter alguma vantagem concreta das exploração de nossas costas.


Os Cruzeiros

Ano a ano, o número de cruzeiros pela costa brasileira está diminuindo. A entidade do setor, Abremar, diz que a culpa é dos custos – de portos, combustível, praticagem e de retirada de óleo e lixo – mas outras fontes garantem que o entusiasmo inicial do público é que passou. Antes, os cruzeiros eram um sonho de consumo e, agora, são analisados de forma racional, em comparação com hotéis-fazenda, praias e viagens ao exterior. Não há provas de que parar em portos estrangeiros ou usar práticos lá fora seja mais barato do que aqui. A verdade é que as empresas internacionais – baseadas em paraísos fiscais – buscam lucro crescente e projetam suas escalas para os portos mais atraentes de cada momento.

Pelo sim, pelo não, continua a tramitar no Senado projeto de Paulo Paim (PT-RS), que pretende regular a operação dos cruzeiros pelo país. Segundo o senador, esses navios não são controlados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o que gera uma série de distorções, como trabalho irregular de brasileiros, polêmica em relação a lançamento de resíduos no mar e remessa de lucros. Recentemente, em Santos, o Ministério Público do Trabalho retirou de bordo de um transatlântico dez brasileiros, sob acusação de trabalho irregular.

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