Cruzeiros: glamourosos mas problemáticos
Temporada de Cruzeiros chegando
novamente e nós voltamos a falar dessas embarcações glamourosas, mas cheias de
problemas. Quem acompanha nosso Blog dos Mercantes talvez lembre que alguns
posts atrás nos contrapomos a uma reportagem sobre navios de cruzeiro, e nesse
post dizíamos, em outras palavras, o que está contido na reportagem abaixo, do
NetMarinha. Parece até que encomendamos o artigo, porque as denúncias trazidas
à tona pelo Senador Paulo Paim vêm apenas comprovar aquilo que vimos afirmando
no Blog dos Mercantes.
Com já dissemos várias vezes aqui
em nosso Blog, é direito de todos buscarem melhores condições para si,
inclusive dos empresários de lutarem por maiores lucros.
Mas também é dever de governos,
legisladores e autoridades estarem atentos e intervirem nos mercados, de forma
que o poder econômico não se utilize de sua força para desequilibrar a balança
a seu favor.
O projeto do Senador Paulo Paim,
que busca a regulamentação dos cruzeiros marítimos no Brasil, já vem sendo
comentado e vem tramitando no Senado há algum tempo. Quanto antes for aprovado
(e ele precisa ser aprovado), quanto antes teremos melhores armas para evitar o
aviltamento do trabalho a bordo dessas embarcações, o desrespeito ao meio
ambiente – algo frequente nessas embarcações, e tema de nosso último post –, e
que o Estado Brasileiro, assim como sua população, possam ter alguma vantagem
concreta das exploração de nossas costas.
Os Cruzeiros
Ano a ano,
o número de cruzeiros pela costa brasileira está diminuindo. A entidade do
setor, Abremar, diz que a culpa é dos custos – de portos, combustível,
praticagem e de retirada de óleo e lixo – mas outras fontes garantem que o
entusiasmo inicial do público é que passou. Antes, os cruzeiros eram um sonho
de consumo e, agora, são analisados de forma racional, em comparação com
hotéis-fazenda, praias e viagens ao exterior. Não há provas de que parar em
portos estrangeiros ou usar práticos lá fora seja mais barato do que aqui. A
verdade é que as empresas internacionais – baseadas em paraísos fiscais –
buscam lucro crescente e projetam suas escalas para os portos mais atraentes de
cada momento.
Pelo sim,
pelo não, continua a tramitar no Senado projeto de Paulo Paim (PT-RS), que
pretende regular a operação dos cruzeiros pelo país. Segundo o senador, esses
navios não são controlados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários
(Antaq), o que gera uma série de distorções, como trabalho irregular de
brasileiros, polêmica em relação a lançamento de resíduos no mar e remessa de
lucros. Recentemente, em Santos, o Ministério Público do Trabalho retirou de
bordo de um transatlântico dez brasileiros, sob acusação de trabalho irregular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário