Mais um ano acaba e outro começa. Em 2014 tivemos Copa do Mundo; manifestações; denúncias de corrupção; Eleições para Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais; além das datas festivas como Carnaval, Páscoa, etc. que estão presentes todos os anos, independentemente de fatores políticos ou econômicos.
Para os Marítimos o ano de 2014 marcou a consolidação de uma situação prevista e danosa à categoria: o desemprego. Longe de ser nas mesmas proporções do que vimos na década de 90, as debilidades de um governo que se vê acuado por todos os lados, por aqueles que buscam explorar trabalhadores e aumentar seus lucros, permitiu que se inflacionasse o Mercado com profissionais que o próprio mercado de trabalho não terá condições de absorver.
Ledo engano daqueles que acreditam serem esses profissionais motivo de pressão constante. Como já dissemos várias vezes, a maioria buscará outras ocupações depois de algum tempo de portas fechadas. Mas mais uma vez vemos desperdício de dinheiro público na formação de profissionais que não serão aproveitados. Só que isso já foi falado inúmeras vezes aqui no Blog dos Mercantes.
A tendência para 2015 é que comecem a rever essa política de formação de Marítimos com mais atenção. Em 2014 já tivemos algumas mudanças e diminuição na oferta de vagas nos cursos de formação, quando comprovou-se na prática, que a previsão certa era aquela apresentada pelo Sindmar, e que o mercado de trabalho não teria condições de absorver tantos trabalhadores.
Essa situação de desemprego ainda não chegou ao ponto de deteriorar as condições de trabalho a bordo, mas é importantíssimo estarmos todos unidos nesse momento, em defesa das conquistas que tivemos nos últimos anos, quando as relações de força estavam mais equilibradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário