segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

A ciência é a resposta

Vejam que interessante a solução que está em estudo na Alemanha. Uma pasta de hidrogênio que substituiria o combustível fóssil, ou até as baterias, e teria como dejeto apenas água. Ou seja, um motor, a princípio, extremamente ecológico.

Essa é a solução que se busca, mas ela ainda está apenas sendo desenvolvida, o que não significa que esteja pronta para uso em curto espaço de tempo, e nem que ela realmente irá prevalecer sobre outros estudos que são conduzidos no mundo neste momento.

Além disso, a solução até agora parece ser viável apenas para veículos pequenos, o que sempre é um bom começo, mas está longe de ser a solução, ainda mais quando pensamos que os maiores poluentes ainda são as indústrias. Se pensarmos em poluição de outros meios que não apenas o ar, aí mesmo é que a indústria se sobressai nesse aspecto danoso ao planeta.

Mas não tem para onde correr, porque ou retornamos a um período pré-industrial, e perdemos inúmeras das vantagens que os modos modernos de produção nos trouxeram, ou apenas a ciência será capaz de nos dar saídas aos problemas gerados pelo progresso que experimentamos até o momento.

Como sempre o link para o artigo completo no título abaixo.

Pasta de hidrogênio pode substituir gasolina em motos e carros

2 min de leitura

Pesquisadores do Fraunhofer Institute for Manufacturing Technology and Advanced Materials (IFAM), na Alemanha, desenvolveram uma espécie de pasta grudenta que, segundo eles, pode substituir o uso de gasolina e diesel em scooters, motocicletas e até mesmo carros. Chamada de POWERPASTE, a substância é uma maneira mais prática e segura de se utilizar o hidrogênio como fonte potencial de combustível dedicada a veículos não poluentes.

Aplicar o elemento em meios de transporte elétricos pequenos é, atualmente, uma ação impraticável, dada a alta pressão envolvida em sua administração e a alta volatilidade que apresenta, especialmente na forma gasosa. Outra característica que freia a disseminação da alternativa é a necessidade da instalação de uma rede também alternativa de pontos de abastecimento. A novidade, portanto, contornaria tais obstáculos.

De acordo com os cientistas, a POWERPASTE é uma mistura de pó de magnésio e hidrogênio que gera o hidreto de magnésio, à qual são adicionados um éster, um tipo de composto químico formado a partir de um álcool e um ácido, e um sal de metal. Isso permite que o composto resultante seja armazenado em um cartucho e liberado por meio de um êmbolo, responsável pela sua compressão e pelo seu lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário