segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Impeachment Já?

Na quinta-feira 04/02/2021, em evento virtual transmitido pela internet, tendo plataformas como o Facebook e o Youtube, tivemos mais um Janela pela Democracia, reunindo líderes de 5 partidos que compõem uma frente de oposição. PDT, PSB, REDE, CIDADANIA, E PV se uniram para mais uma vez denunciar os abusos e crimes cometidos pelo mandatário maior do Brasil, e pedir por seu impeachment.

A iniciativa é seguramente interessante, mas não podemos esperar um impeachment, assim como os próprios panelaços também são insuficientes para isso. Só que o evento é importante no processo, porque mantém a mobilização, e a pressão sobre setores da sociedade.

Mas essa pressão terá que ser muito maior, porque Bolsonaro mesmo já teria caído, mas o verdadeiro adversário não é ele, mas a poderosa elite econômica que sustenta suas alucinações, e que tem sido fartamente agraciada por ele. Quebrar essa simbiose não será fácil.

Marina Silva e Ciro Gomes defendem união contra Bolsonaro

Ex-presidenciáveis defendem mobilização e afirmam que presidente já cometeu crimes de responsabilidade

Remédio para governo ruim é voto”, diz Ciro Gomes (PDT) em live do Facebook. Segundo ele, porém, o impeachment é a única punição para presidentes que cometam crimes. “Eu sou muito cuidadoso na defesa do impeachment do Bolsonaro. Não falaria se não tivesse segurança que ele vem cometendo uma série de crimes de responsabilidade. Absolutamente justa a sua punição.”

Segundo ele, juridicamente o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está coberto de culpa, mas politicamente ele “comprou a maioria do Congresso brasileiro”. Apesar disso, ele defende o engajamento popular, pois, de acordo com o pedetista, o povo brasileiro já convive com a volta da inflação, o maior desemprego da história.

Ele cita que Bolsonaro atenta contra o regular funcionamento dos poderes ao manipular parte da Polícia Federal (PF), propondo via fake news o fechamento de instituições como Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso, etc. “Mais grave de tudo, pensando nas 227 mil mortes, é a atitude anticientífica. É um genocida que atenta contra a saúde.”

Marina Silva (Rede) também diz que crime de responsabilidade é o que não falta. “Infelizmente, o processo não é só vontade e bom senso. Exige uma ação do Congresso, responsabilidade do presidente da Casa em pautar, e a mobilização da sociedade brasileira em dar um basta nos crimes contra a democracia, a vida a sociedade.”

E ainda: “Centrão, que já serviu a todos os governos, tem mais um governo para chamar de seu em prejuízo da sociedade brasileira, do meio ambiente, direitos humanos, de um projeto de País.”

live fez parte do programa Janela Pela Democracia, no Facebook. Participaram os partidos PDT, PSB, PV, Rede e Cidadania.



Nenhum comentário:

Postar um comentário