domingo, 7 de fevereiro de 2021

Limpar o planeta?

Interessante a solução apresentada por cientistas e algumas empresas. Na verdade eu já tinha pensado numa solução como essa, como já pensei em soluções parecidas para a limpeza de oceanos. A dificuldade de implementação desse tipo de solução é o tamanho e a quantidade de equipamentos necessários para efetuar tais limpezas, além da energia necessária para operar os próprios equipamentos, algo que acaba por diminuir a efetividade dos mesmos, já que a energia, para ser produzida, também costuma causar poluição. Vira uma questão custo-benefício.

Mas se conseguirem resolver a questão da energia, ou se ela realmente for importante, pode ser algo bastante viável, e que ainda produziria empregos.


Captura de CO2 pode salvar o planeta, defendem cientistas

3 min de leitura


Remover dióxido de carbono da atmosfera pode parecer um desafio imenso, mas obstáculos ainda maiores esperam pela humanidade se ela não começar a agir de fato para reduzir a concentração do gás no meio ambiente. Por isso, pesquisas realizadas no mundo todo tentam trazer uma solução a esse problema: em artigo publicado na semana passada pelo periódico Nature Communications, cientistas sugerem que a implementação emergencial de purificadores de CO2 seria uma das técnicas que impulsionaria a empreitada. Entretanto, a ação exigiria financiamentos equivalentes aos dedicados a guerras de governos e empresas.

Por meio de uma tecnologia chamada Captura Direta de Ar (tradução livre de Direct Air Capture – DAC), sistemas mecânicos que se valem, atualmente, de um solvente líquido ou sólido capaz de separar o CO2 de outros gases, realizam a tarefa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário