quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Blog dos Mercantes alerta sobre engodo

Texto muito interessante de Sílvio Guedes Crespo, divulgado no blog Achado Econômicos, que defende de forma sutil como uma briga de elefantes, que os trabalhadores devem se contentar em receber baixos salários, e que o ganho da atividade econômica – no caso de seu texto a indústria – deve se concentrar nas mãos de investidores e acionistas. E faz isso se esquecendo totalmente da lucratividade absurda que existe no país, notadamente para as grandes empresas, ou da concentração de renda que tivemos por décadas seguidas no país, quando o abismo entre ricos e pobres se tornou cada vez mais sensível e cruel.

Alguns poderão mais uma vez vir argumentar que estamos competindo com a China e que lá os salários são extremamente baixos, o que nos obrigaria a fazer o mesmo.

Mas a China é um problema que os governos ocidentais já deveriam ter atentado há tempos, não devido a seu crescimento vertiginoso, mas principalmente quanto à larga utilização de trabalho escravo e semiescravo que emprega em sua produção. Isso entre outros, que já falamos várias vezes no Blog dos Mercantes.

Mas hoje iremos apenas defender o direito de brasileiros adquirirem um salário melhor. E começaremos explicando um fato que está na cara de qualquer um, e não vê quem não quer: nós não somos chineses, não vivemos na China, nosso custo de vida é diferente, nossas necessidades são diferentes, nossa compreensão de mundo (cultura) é diferente e por isso não podemos ser comparado aos chineses.

Um segundo ponto é que precisamos de um país mais justo, não de uma classe dominante ainda mais rica. Isso ela já é o suficiente. Precisamos agora começar a distribuir o bolo da riqueza do país, até porque isso pode fazer com que esse bolo cresça ainda mais, o que só faria bem a todos os cidadãos brasileiros.

O terceiro ponto é que mais uma vez querem justificar excessivos ganhos com a justificativa de que existe concorrência entre trabalhadores do mundo todo. Porque mais uma vez os trabalhadores brasileiros devem pagar a conta, enquanto nossos empresários nadam de braçada nos mais altos lucros do planeta?

O quarto é algo que também estamos sempre lembrando aqui no Blog dos Mercantes. Achamos importante o agronegócio, suas exportações, assim como a presença de indústrias múltiplas no território nacional, mas que tal começarmos a educar adequadamente essa população, incentivarmos devidamente nossa pesquisa científica, e criarmos as bases para a instalação de indústrias de ponta no país.

Muitos irão dizer “Ah, mas temos Embraer, ou qualquer outra empresa desse tipo!” É verdade, digo eu, mas essas empresas no Brasil são exceções. Precisamos entrar no capitalismo do séc. XXI, sermos detentores de tecnologia de ponta em muitos setores e disputarmos mercado de forma a alavancar todo o país, não apenas uma meia dúzia de empresários.

Por último uma pergunta: onde está escrito que os ganhos dos trabalhadores não podem subir mais que o dos patrões por alguns poucos anos?

Não tenho nada contra empresários, mas o país precisa ultrapassar essa discussão estéril retrógrada e começar a pensar em crescer e evoluir. E não precisamos destruir nossas reservas biológicas para isso, basta sermos inteligentes.

Quem quiser ler o texto todo de Sílvio Guedes basta clicar aqui.


Gasto com empregado da indústria cresce 2 vezes mais que renda do dono

Sílvio Guedes Crespo 03/09/2014 06:00

A indústria brasileira aumentou em 17,2% acima da inflação o gasto médio com o pagamento de cada assalariado entre 2007 e 2012. No mesmo período, as remunerações totais dos não assalariados – sócios – subiram 9,1%, de acordo com cálculos do blog Achados Econômicos feitos a partir do banco de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).





Em 2007, a indústria gastou R$ 165 bilhões com seus 6,9 milhões de empregados, em valor atualizado pelo índice oficial de inflação. Isso dá R$ 23,7 mil para cada funcionário no ano inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário