quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Blog dos Mercantes mostra o bom horizonte nos portos

Acredito que não haja dúvidas de que as notícias divulgadas no artigo da Agência Brasil, abaixo, são bastante animadoras para o setor portuário, e de quebra para a economia brasileira. Mas mesmo assim restam algumas perguntas, cujas respostas deveriam ter sido incluídas no artigo abaixo, para evitar qualquer mal entendido quanto às reais possibilidades das áreas novas:

- Essas áreas estão dentro das áreas dos atuais portos, ou são áreas afastadas de grandes centros urbanos e que possibilitariam maior agilidade na chegada e no escoamento das mesmas?

- Se dentro das áreas dos atuais portos, são áreas novas, que irão ampliar os portos, ou são simplesmente áreas subutilizadas de administração pública direta?

- Se são áreas totalmente novas, a presença dos portos será acompanhada pela necessária infraestrutura intermodal (ferrovias, rodovias, hidrovias) perto?

- Esses investimentos serão realmente da iniciativa privada, ou terão financiamento governamental, tendo como garantia os próprios portos a serem construídos?

Não é nada, não é nada, mas são perguntas interessantes para serem feitas, e de preferência respondidas pela Secretaria Especial de Portos, já que as respostas definem bem qual o nível de interesse e disponibilidade de capital novo na área dos portos, ou se é um esforço do governo em renovar, ampliar e melhorar o setor, e ao mesmo tempo presentear alguém.

E olha que eu nem entrei na seara de saber se os trabalhadores que irão operar esses novos portos saíram dos Ogmos ou não.


Governo deve autorizar 42 portos privados até o fim do ano, diz ministro

O ministro da Secretaria de Portos, Antonio Henrique Silveira, disse ontem (10) que o governo deve liberar a construção de 42 portos privados no país até o final do ano.

Silveira participou de uma audiência pública para esclarecimentos sobre os atrasos na realização de processos licitatórios para o arrendamento de portos no setor privado e sobre a política portuária nacional.

De acordo com o ministro, a liberação dos terminais privados deve gerar R$ 5,2 bilhões em investimentos. Silveira disse que os novos terminais, somados aos 22 licitados em dezembro de 2013, vão gerar capacidade logística equivalente à do Porto de Santos.

Segundo Silveira, o governo também está analisando a recomposição do equilíbrio econômico-financeiro de contratos de portos já existentes que poderiam elevar o valor dos investimentos para R$ 8,3 bilhões. “Estamos examinando com afinco e disponibilidade. É um trabalho grande que precisou de um modelo para reequilíbrio”, disse.


Luciano Nascimento

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