quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Jornalismo ou campanha publicitária?

Antes de tudo gostaria de deixar duas coisas bastante claras. Primeira que não sou Lulista, Petista ou algo que o valha. Segundo que o significado de publicidade é fazer algo conhecido, e isso não tem a ver com juízo de valor ou qualidade.

Dito isto gostaria de afirmar que entendo a ridícula campanha da grande imprensa contra o PT e Lula, afinal de contas, historicamente estão ligados ao capital internacional, financeiro, a especulação, e a exploração das riquezas brasileiras por países e interesses estrangeiros. Mas entender não significa aceitar.

E é por não aceitar que venho alertar, que o que está correndo nos veículos de comunicação brasileiros hoje em dia não é jornalismo. Longe disso, não passa de campanha publicitária para denegrir as imagens de Lula, Dilma, do PT, e de todos aqueles que estão ligados a eles.

Não que não tenham culpa no cartório, mas por que só eles?

Se todo o moralismo, a seriedade e lisura do que vem acontecendo no país hoje em dia fosse sério, teríamos muito mais políticos e partidos estampando as capas dos jornais, e falo daqueles que pouco ou nada são citados são citados em reportagens e investigações.

E eu disse isso antes de ler o texto de Paulo Nogueira, que por sinal é bastante interessante. Não se deixe enganar, nem por um lado, nem por outro.

Quem quiser ler o texto de Paulo Nogueira completo é só clicar aqui.


A Folha reinventou o conceito de jornalismo com a foto de Lula na 1.a página. 

Por Paulo Nogueira
   



Postado em 27 nov 2015por : Paulo Nogueira

Neojornalismo
A Folha reinventou o conceito de jornalismo em sua primeira página de hoje.

Sobre a manchete que tratava da prisão de Delcídio, o jornal publicou uma enorme foto de Lula, de autoria de Jorge Araújo.


Não um Lula qualquer, naturalmente. Um Lula abatido, sombrio, com ar de derrotado. Dando, diria um poeta parnasiano, adeus às ilusões.

O bom blogueiro Mario Magalhães, do UOL, conseguiu ver na foto uma imagem histórica, épica.

Quanto a mim, vi uma espetacular demonstração de antijornalismo. Lula não tinha nada a ver com a manchete de Delcídio.

Que outro objetivo poderia haver, ali, se não o de associar Lula a Delcídio e, portanto, à sujeira e à corrupção?

Foi o triunfo da manipulação e, também, da preguiça. Suponha que a foto seja, de fato, extraordinária, como disse o blogueiro MM.

Então, senhores, tirem a bunda da cadeira e produzam um texto que dê contexto a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário