terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Petróleo é um dos motivos

O que Ciro Gomes falou quando lançou a campanha contra o impeachment da Presidente Dilma Roussef, junto com o presidente do PDT, Carlos Luppi, e o Governador do Maranhão, Flávio Dino, o Blog dos Mercantes já havia colocado. Não como ele, que colocou a queda da Presidente atrelada exclusivamente a isso, mas voltamos a afirmar, também a isso.

Porque existem outros motivos, como ter permitido que investigações sejam feitas, e que políticos e empresários influentes sejam presos (que absurdo!), ou ter promovido distribuição de renda, ou talvez ter tentado privilegiar a economia e o capital nacionais, entre outras. 

De qualquer forma, a imediata reação que está havendo à tentativa de processo de impeachment, mostra o que afirmamos semana passada: precisará de muito mais do que isso para que Dilma Roussef deixe a Presidência da República, mas isso já é suficiente para atrapalhar e atrasar ainda mais o país. Talvez chegue mesmo a inviabilizar de vez uma vitória da chamada "esquerda" nas próximas eleições.

E isso também mostra a mesquinhez de boa parte de nossas elites, que descaradamente se utilizam de dispositivos criados para serem usados de forma democrática e por motivos e momentos de exceção, para perpetrar um golpe nessa mesma democracia, e assim criarem o momento de exceção.

Esse é um país que ainda tem que avançar e aprender muito sobre democracia. Um dia chegaremos lá.




O ex-ministro da Integração Nacional do governo Lula afirmou que o processo de impeachment tem sido tocado por um "grupo de mafiosos" que estão se utilizando de "protocolos formais" para derrubar a democracia brasileira. Para ele, o "golpe" não tem sido orquestrado apenas pelo PMDB, mas por grupos internacionais de interesses conservadores e reacionários que "cobiçam o petróleo brasileiro". Nesse contexto, Ciro defendeu que é preciso "engolir" os "abusos" do governo atual, em nome da preservação da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário