quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Será que perdemos algo?

Em dois editoriais de direita e extremamente reacionários vemos a defesa do mandato de Dilma Roussef contra o golpe que se quer perpetrar através do Congresso Nacional Brasilerio. Não a toa isso acontece, porque muito pior do que uma Presidente incompetente e péssima gestora da economia do país, é a ruptura do processo democrático, através de um golpe. E isso mesmo que esse golpe tenha "ares de legalidade", como é o que tentam aplicar através de um impeachment.

Sendo assim, O Globo no Brasil e o New York Times na Meca do Capitalismo mundial, fizeram editoriais com tons bastante parecidos, e ambos defendendo a manutenção do mandato de nossa Presidente, incluindo as explicações de que o processo que visa retirar a Presidente do Cargo no momento apenas atrapalha a retomada da economia (ao contrário, piora o cenário ainda mais), e de que até o momento não há justificativa legal para retirar a Presidente do Poder.

Gostaria de relembrar alguns pontos aqui. Primeiro que as chamadas "pedaladas fiscais" não são crimes, e mesmo que o fossem, não seriam imputados diretamente à Presidente. Segundo, que elas se deram em 2014, ou seja, em outro mandato, e seus efeitos para impeachment, não se alongo ao atual mandato. Terceiro, o fato de o país estar em crise, e a Presidente parecer não ter competência para gerir o país, não se resolve com impeachment. Por sinal, todos os problemas aqui citados se resolvem nas urnas, e essas somente daqui 3 anos.

Os editoriais também vêm na linha do que nós temos falado aqui no Blog dos Mercantes.



O trecho abaixo foi retirado do sítio do Pragmatismo político.

Em editorial surpreendente, Globo pede sustentação ao governo Dilma

Em editorial surpreendente, Globo acusa PSDB de inconsequente e pede esforço pela governabilidade de Dilma. Também causou espanto a edição do Jornal Nacional desta sexta-feira. O que teria levado a família Marinho a cravar posição contra o impeachment da presidente e chamar de irresponsáveis os que querem tirá-la do cargo para o qual foi eleita até 2018?

globo editorial jornal nacional dilma
O Jornal Nacional da noite desta sexta-feira causou estranheza: longa sonora favorável à Dilma, crítica à Eduardo Cunha e matéria sobre o aeroporto de Claudio, de Aécio Neves
Em editorial publicado nesta sexta-feira (7), O Globo surpreendeu os observadores da política nacional e cravou posição contra o impeachment de Dilma Rousseff. O texto Manipulação do Congresso Ultrapassa Limites, que chama o PSDB de ‘inconsequente’, também faz críticas às ‘manipulações’ do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário