terça-feira, 5 de abril de 2016

Qual o motivo?

É interessante a entrada de estrangeiros no país, principalmente quando o mercado de trabalho está exageradamente aquecido, e nós não conseguimos suprir as necessidades de nossas empresas por mão de obra especializada. A entrada de estrangeiros também ajuda a compartilhar conhecimento e experiência.

Mas em época de crise econômica, quando temos milhares de brasileiros perdendo seus empregos, numa área onde somos líderes em desenvolvimento tecnológico e conhecimento, realmente não faz muito sentido.

Nosso governo deveria começar a rever determinadas decisões.


Diário de Pernambuco – Reportagem – 28/07/2015

Empresas de Petróleo e Gás continuam contratando profissionais estrangeiros

Embora a crise interna no setor brasileiro de gás e petróleo tenha provocado a redução de gastos e consequente queda nas receitas, diversas regiões de extração e produção permanecem contratando profissionais com alto nível de especialização em engenharia, biocombustível, geofísica, energia, química, dentre outras áreas relacionadas ao segmento petrolífero.

Quando a demanda de profissionais brasileiros não consegue suprir a oferta de cargos, a solução é "importar" estrangeiros que possam compor o quadro operacional da companhia. O propósito da contratação de imigrantes é inserir novas perspectivas técnicas e intelectuais - haja vista que, muitas especializações essenciais ao setor só estão disponíveis em meios acadêmicos europeus, norte-americanos e asiáticos - e transferir novas tecnologias de maquinário e automação

Dados coletados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em sincronia com a Coordenação Geral de Imigração (CGIg) demonstram que, somente no primeiro trimestre de 2015, foram concedidas 9.415 autorizações de trabalho para estrangeiros de países da Europa, América do Norte, Ásia e América Central

Dentre os estados que mais atraíram os estrangeiros com autorização temporária de trabalho aparece em terceira colocação São Paulo, em segunda, Espírito Santo e, em primeira, Rio de Janeiro - palco principal das indústrias de petróleo e gás no Brasil. Na modalidade temporária, o estrangeiro adquire permissão para trabalhar, no território nacional, durante 1 ano, mediante acordo de cooperação técnica ou por até dois anos, mediante vínculo trabalhista com a empresa brasileira.

Entretanto, a contratação de estrangeiros pode parecer um processo demasiado burocrático para os diretores e gestores de recursos humanos que não sabem por onde começar a organização de documentos e contratos previstos em lei. De fato, os trâmites de análise dos documentos e solicitação de serviços essenciais - tais como cadastro no RNE e CPF - podem ser lentos e suscetíveis a falhas quando não há o suporte de assessores jurídicos especializados em processos de imigração.

Por isso, uma das empresas de destaque deste setor, a Horizon Brazil, disponibilizou uma equipe para assessorar as empresas de petróleo e gás durante a contratação de um estrangeiro. O atendimento para o visto de trabalho no Brasil (https://www.horizonvistosbrasil.com br/visto-profissional/visto-trabalho-brasil/) é individualizado e com ênfase na consistência de cada exame documental, de modo a evitar indeferimentos junto aos órgãos de imigração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário