sábado, 11 de abril de 2020

Padaria, Farmácia, Coronavírus, Ligação Clandestina.

Padaria e Farmácia

Padaria e Farmácia são locais que praticamente todas as pessoas visitam, ao menos uma vez na vida. Mas quando estamos no meio de uma epidemia, isso é irresponsabilidade. 

Pois foi exatamente isso que o Presidente da República fez. E não é porque morrem pessoas todos os dias, por todos os motivos, que você vai se colocar em risco desnecessariamente. Mas se fosse só com você seria uma escolha pessoal, só que não é apenas com você. É como o sujeito que faz saltos acrobáticos com uma moto. Ele está colocando ele em risco, e apenas ele. Acontece que no caso de uma pandemia você pode contaminar outras pessoas, e aí vira CRIME, caso seja feito por imprudência, ou por intenção.

Coronavírus no mundo

De ontem para hoje o mundo ultrapassou a marca de 1.700.000 casos confirmados, e de 100.000 mortos. Isso dá cerca de 5,9% de letalidade.

Mas precisamos estar atentos para uma situação bastante obscura, que é a própria obscuridade dos dados. A verdade é que não temos dados muito acurados, porque muitas pessoas não são testadas nos países mais desenvolvidos, e nos menos desenvolvidos nem se fala. Então o número de infectados, e o de mortes decorrentes do coronavírus estão subnotificados.

No Brasil, também de ontem para hoje, o número de mortes ultrapassou a marca de 1.000 óbitos. O país não está entre os que menos testam, mas está no grupo de países em que a subnotificação é significativa. Conversando com médicos do SUS, e também vendo algumas declarações de outros profissinais da saúde, como epidemologístas, e infectologistas, estimasse que o Brasil teria algo entre 10 e 12 vezes mais infectados e mortes do que as notificadas oficialmente, isso devido a falta de testes. Basta dizer que, além das mortes por coronavírus, o número de mortes por insuficiência respiratória praticamente triplicaram nas últimas semanas.


Ontem foi divulgada uma ligação gravada "clandestinamente" entre o Dep. Fed., Osmar Terra, e o Ministro da Cidadania, Onix Lorenzoni. Osmar Terra teria recebido uma ligação de um repórter, e "esqueceu" o telefone ligado, enquanto ele conversava com o Ministro sobre a situação do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Os dois criticavam a atuação de Mandetta, criticavam e lamentavam a falta de ação do Presidente da República, e articulavam para derrubar o Ministro da Saúde.

Parem de se escandalizar com bobagens. O nome disso é política, e até as pedras desse caminho já sabem que Mandetta está com os dias contados no Ministério que ocupa, isso já foi dito pelo próprio Presidente. Por sinal isso não se aplica apenas a Mandetta, porque alguns outros Ministros também deverão ser substituídos assim que a crise arrefecer. Acontece que agora, em meio a crise, não é hora de substituir Ministros que estão em desacordo com a ideologia que norteia o atual governo, só que, para os políticos, isso não significa que a política parou de ser feita. Os Bolsonaristas se articulam de um lado, e os outros grupos se articulam de outro, apenas não é hora do embate ser mais acirrado, e de ter repercussões práticas. Por isso Mandetta e alguns outros ainda não caíram, por isso Ciro, Lula, Maia, etc, seguem dando declarações, que muitas vezes se contrapõem ao Governo. Vejam, até mesmo os passeios de Bolsonaro são políticos, só que ao fazer política dessa forma, nesse momento, também são crimes. A articulação política segue sendo permitida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário