terça-feira, 22 de novembro de 2011

Greve no Offshore tem grande adesão e ataques da empresa devem ser punidos

Anunciada e preparada há muito tempo, a greve começou pela Seacor no dia 14 de novembro, e segundo o Sindmar teve grande adesão dos oficiais e eletricistas mercantes. A essa altura o movimento já é de conhecimento de todos do setor, embarcados ou não.
Mas o que talvez não seja de conhecimento são as atitudes ilegais, imorais e irresponsáveis assumidas pela empresa contra os trabalhadores que se utilizam de seu direito legítimo.
É completamente inaceitável a posição e as atitudes tomadas pela empresa norte-americana. Os ataques e desrespeito aos direitos humanos e trabalhistas devem ser apurados, e casos comprovados, punidos com rigor pelas autoridades brasileiras.
A recusa dos armadores do setor em negociar e assinar um Acordo Coletivo para a categoria é, além de altamente irresponsável para com os trabalhadores, de uma falta de visão extrema. Também é o motivo do confronto que se inicia.
O setor é de longe o que vem apresentando maiores índices de lucratividade no país, e os marítimos brasileiros já provaram que são competentes e bem preparados. Não há motivos para a não negociação de um Acordo Coletivo, salvo o aumento absurdo dos lucros por parte da armação.
Fato também interessante a total falta de interesse da mídia com a greve. Fora uma nota em outro blog, e que lamentavelmente tenta ridicularizar a iniciativa de nossos companheiros embarcados, este blogueiro não encontrou nenhuma menção ao fato. Por isso tiramos a informação diretamente do site do Sindmar.
Esperamos que haja uma resposta positiva das empresas que operam no offshore e que, no geral, os impasses possam ser suplantados sem maiores enfrentamentos.
Enquanto isso o blogueiro se manterá atento ao desenrolar dos fatos, e pronto a comentar e denunciar sempre que julgar necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário