terça-feira, 8 de novembro de 2011

Temporada de cruzeiros = temporada de problemas?

Entra ano, sai ano, e a temporada de cruzeiros no litoral brasileiro tem início por vota do final do mês de outubro, quando os primeiros navios brancos atracam nos portos do Rio de Janeiro e Santos, oferecendo sonhos para usuários e trabalhadores, mas entregando pesadelos para muitos deles.
Os sonhos de um pote dourado ficam apenas para os armadores e operadores do sistema, que alcançam altos lucros com pouquíssimo investimento.
E como todas as temporadas de cruzeiro terminam em março, nossas autoridades parecem acreditar que terminam também os problemas, porque nenhuma atitude é tomada que possa realmente saná-los.
Aos poucos aqueles que se vêem prejudicados aumentam suas vozes, e fazem eco dos desvios desse subsetor marítimo.
Enquanto isso, mesmo sabemos que ela não costuma andar de mãos dadas com a incompetência e o descaso, ainda assim esperamos poder contar com a Sorte, ao menos esse ano.


Leia abaixo matéria publicada no sítio "Porto Gente".

Temporada de cruzeiros marítimos se aproxima e os problemas também
Dentro de poucos dias estará aberta no Brasil a temporada de cruzeiros marítimos com praticamente as mesmas queixas que havia na temporada de 2011. Parece que o limite dessa questão se dá na visão de que somente os terminais de passageiros e os armadores tiram proveito dessa atividade. Assim sendo, muito pouco para tanto custo.
Para embolar mais o meio de campo, a Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) pretende entrar no assunto e exercer o mesmo papel de elefante em casa de louça que tem sido para a navegação de carga.
As autoridades portuárias, como a do mais importante porto do Hemisfério Sul e de maior movimentação no setor, Santos, pouco têm contribuído para pautar o debate com amplitude e competência. Os encontros em busca de um denominador viram um samba do crioulo doido, com bombardeio pelo lado de mar e pelo lado de terra, para tentar desmonopolizar o pote de ouro da atividade.
O espectro vai das armadoras até o sindicato de Hotéis e Restaurantes, cujos filiados se sentem tungados da sua clientela que gasta dinheiro nos bares e roletas de bordo.
Enfim, falta autoridade portuária à altura de tanta polêmica, sobeja a estorvadora Antaq e o ministro da Secretaria de Portos (SEP), Leônidas Cristino, ainda não disse para que veio.
Portanto, mais uma temporada quente de verão e de declarações pela imprensa empurrando responsabilidades e adiando o entendimento para o próximo ano.
Leia também* MTur avaliará roteiros de cruzeiros marítimos O MSC Orchestra, o Pão de Açúcar e o Corcovado
Santos, a capital dos cruzeiros marítimos Santa Catarina se firma na rota dos cruzeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário