quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Irlanda: exemplo a não ser seguido

Foto: reprodução da revista

Estava passeando pela revista piauí outro dia, e me deparei com uma matéria muito interessante sobre a Irlanda. Como um país passa da pobreza à riqueza e retorna à pobreza. Como se perde a oportunidade de prosperar com base, de garantir o futuro desta e de outras gerações. Como se perde a chance de mudar definitivamente e qualitativamente a vida de uma nação, propiciando às presentes e futuras gerações a oportunidade de progredirem e produzirem riqueza de forma mais autônoma e sustentável.

Nos últimos tempos temos muitos exemplos de países que receberam enormes quantias de dinheiro e acertadamente investiram em infraestrutura. Mas erradamente todos se esqueceram de investir pesadamente e qualitativamente em educação e pesquisa. Todos estão em crise.

Que nosso país não cometa esse erro, porque mais do que produzir estradas, navios, aviões, equipamentos sofisticados, precisamos ter gente capacitada a pensar e projetar novos e melhores, além de operá-los adequadamente.
Isso só se consegue com educação e pesquisa.

Em 2006 fui convidado a debater essa relação entre o milagre econômico irlandês e a cultura irlandesa num simpósio nos Estados Unidos. Decidi observar primeiro a anatomia do milagre econômico, e algumas coisas que descobri me chocaram. Eis o que escrevi na época: “Um grande volume de atividade econômica na Irlanda está concentrado não no comércio ou na consolidação da produção, mas na construção civil. A Irlanda é, de acordo com o Bank of Ireland, a segunda nação mais rica do mundo, atrás do Japão. E, observa o banco, um aspecto crucial dessa riqueza é que é riqueza de primeira geração, criada nos últimos dez anos. Se analisarmos a riqueza da Irlanda, veremos que não é como a riqueza em outros lugares. Os irlandeses estão gastando e tomando empréstimos à vontade, mas não investem em áreas como pesquisa e desenvolvimento, que criariam mais prosperidade no futuro, mas em imóveis, que dependem dos preços do mercado imobiliário para manter seu valor.”


Para ler o texto completo, que é grande, e a transcrição de uma parte, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário