domingo, 27 de novembro de 2011

Dica cultural do Blog dos Mercantes: "Capitalismo", livro de Claude Jessua


Professor emérito da Universidade Panthéon-Assas (Paris II), Claude Jessua faz um apanhado geral do Capitalismo, desde seu início até o início da crise de 2008, que mergulhou o planeta em uma recessão profunda, só superada pela grande crise de 1929.

O livro vale pelo bom resumo e análise do desenvolvimento inicial do sistema hegemônico atual, e também pela descrição de como vem se organizando o capitalismo atual, mas peca pela visão estritamente eurocentrista, com direito a algumas poucas escapadas aos Estados Unidos como o grande modelo a ser seguido.

Não estranhe aquele que acompanha o Blog dos Mercantes a indicação do livro. Carregado de conteúdo ideológico liberal (Jessua perde totalmente a objetividade e bom senso ao tentar contrapor as críticas ao sistema neoliberal), esta característica do autor e seu texto, só se faz presente nos dois últimos capítulos do livro quando tenta defender tal sistema frente às críticas que recebe, e contra outras vertentes do próprio sistema capitalista.

Então abra sua mente, absorva as boas informações dadas pelo autor, observe e analise criticamente suas posições, e tenha uma boa leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário