sexta-feira, 9 de maio de 2014

Blog dos Mercantes e a facilidade de encontrar marítimos

Aqueles que acompanham o Blog dos Mercantes há algum tempo, sabem que vimos dizendo frequentemente, que a falta de Oficiais Mercantes no Brasil é uma grande falácia – os armadores nunca reclamaram de falta de guarnição – e agora isso é “assumido” pela V.Ships, uma das mais importantes operadoras do mundo, e que também atua no Brasil, incluindo o setor de offshore.

Se é verdade que há algum tempo atrás o mercado de trabalho estava equilibrado, hoje já vemos certo desequilíbrio, com vários Oficiais Mercantes encontrando dificuldades para conseguir embarque, e um desemprego preocupante na classe.

E mesmo assim nossos centros de formação continuam jogando novos oficiais no mercado de trabalho, e como a própria V.Ships afirma, o mercado marítimo de transportes se encontra em ritmo lento de crescimento. A exceção do mercado offshore aquecido não é suficiente para absorver toda essa mão de obra treinada, o que se comprova pelo desemprego já comentado aqui.

Outro ponto interessante do artigo é sobre a questão do valor dos fretes. O anúncio de que os fretes ainda não alcançaram os valores do pré-2008, e que isso não deverá acontecer tão cedo. Mas isso não significa que as empresas estejam tendo baixos lucros, apenas não estão tendo os lucros absurdos que tinham antes do auge da crise, e que não eram uma benesse apenas do setor marítimo, mas geral na economia.

Agora, com um mercado mais real, os lucros apenas estão se ajustando num patamar mais “justo”, se é que isso existe em economia.


Para V.Ships fretes ainda estão baixos

Por Sergio Barreto Motta

A V.Ships, maior empresa de gestão de navios do mundo, recebeu a comunidade marítima, em evento no Copacabana Palace, no Rio. O diretor executivo do grupo, Robert M. Bishop, ao lado do presidente no Brasil, Eduardo Bastos, manteve contatos com o mercado local. A esta coluna, Bishop declarou que jamais o mercado de fretes irá se aproximar dos altos níveis verificados antes da crise de 2008.

– Naquela época, o comércio crescia muito, e a frota era limitada. Hoje, o mundo cresce menos, a frota internacional é maior e ainda há muitos navios em construção. Não vejo, no horizonte, possibilidade de retorno aos altos níveis de fretes praticados até a crise de 2008, embora nada impeça alguma alta moderada. Definitivamente, estamos em período de baixos lucros para as empresas de navegação.

Segundo ele, uma exceção é o mercado específico para atendimento a plataformas de petróleo, o chamado offshore. “É a jóia da coroa”, afirma o escocês, que, a propósito, informa ser absolutamente contrário à saída da Escócia do Reino Unido. “Seria loucura”, diz. Destaca que, em navegação, como em todo negócio, é essencial a credibilidade e que o Brasil conta com empresas sérias atuando nessa área.

A V.Ships se instalou no Brasil em 1984 e hoje conta com inúmeros clientes, entre os quais a estatal Transpetro. Há três anos, foi criada a V.Ships Brasil Offshore, que já controla nove embarcações, sendo que duas com gestão total e, nas demais, atua na área de pessoal, com recrutamento e controle da operação. No mundo, a empresa gere nada menos de 1.200 navios, o que engloba 30 mil tripulantes. A maioria é de filipinos, seguindo-se pessoal da ex-União Soviética – russos, croatas etc. – e indianos.

Comenta Bishop que, no Brasil e no mundo, um dos desafios é atrair gente para o mar. Admite que o charme da profissão não é o mesmo de antes. Mesmo assim, a empresa usa sua rede mundial para recrutar pessoal especializado e colocá-lo da melhor forma possível na frota que gere. Em relação a poluição, afirma que o problema não está no mar, mas em terra.

– A navegação é um meio barato e seguro. Nos últimos tempos, os navios de petróleo, por exemplo, passaram a dispor de excelentes meios para evitar poluição, o que inclui, é claro, pessoal treinado.

Sobre a possibilidade de o Brasil criar sua própria frota de navios porta-contêineres, como vem sendo discutido, Bishop afirma ser um direito absoluto do país, mas ressalta dois entraves: a queda nos níveis de fretes, que afasta novos investidores e o Custo Brasil. “A gente sente o Custo Brasil não apenas na navegação, mas no dia a dia. Grande parte das atividades apresenta um valor superior ao de outros países em desenvolvimento e até mesmo de nações plenamente desenvolvidas”, diz. Em relação à possibilidade de o Brasil obrigar armadores estrangeiros a se registrarem no país, Bishop considera isso irrelevante e custoso:

– Os navios movimentam importação e exportação brasileira. Qualquer obstáculo representaria aumento de custos, que acabaria sendo repassado aos clientes. Os Estados Unidos impõem uma série de obstáculos à navegação, que, no fundo, só fazem aumentar o custo para movimentação de suas cargas, especialmente na cabotagem.

Desde 2010, a V.Ships tem 75% de suas ações de posse do fundo canadense de investimentos Omners – com o restante na mão dos executivos que fundaram o grupo. A sede técnica é em Glasgow e as principais unidades administrativas estão em Londres e Mônaco. Sobre o setor de apoio marítimo, o diretor Comercial, Leonardo Freitas, frisa que o crescimento da nova subsidiária tem sido intenso. Dos nove barcos hoje geridos pelo grupo, um deles é uma espécie de hotel flutuante, um flotel, com capacidade para 450 pessoas, além dos 42 tripulantes. Esse flotel em geral passa seis meses ligado a uma plataforma da Petrobras e, no momento, se encontra acoplado à P-39, na Bacia de Campos.


Para Leonardo Freitas – que passou quatro anos e meio se especializando em Glasgow – no momento há menos dificuldade para se contratar marítimos do que há um ano e meio. No Brasil, a V.Ships Brasil é responsável pela gestão do trabalho de 2.600 marítimos. Dos marítimos contratados pela V.Ships no Brasil, cerca de 400 são estrangeiros, o que está de acordo com a legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário