segunda-feira, 14 de julho de 2014

Blog dos Mercantes dá os parabéns

Parabéns a Alemanha legítima campeã da Copa do Mundo no Brasil. A Alemanha mereceu vencer por dois motivos. O primeiro pelo conjunto da obra, tendo sido a equipe que apresentou bom futebol mais vezes durante a Copa. O segundo também pela precisão e eficiência, pois ontem mesmo a Argentina jogou muito bem, e criou mais chances de gol, mas não as converteu, enquanto que a Alemanha sim. Como futebol não é o jogo de quem cria mais, mas de quem converte...

Parabéns também à Argentina. A seleção platina não é essa coisa toda, mas veio crescendo durante o torneio, e ontem fez sua melhor exibição. Não é fácil chegar a uma final de Copa do Mundo, e a Argentina ontem fez bela exibição, tendo pecado porque não foi capaz de evoluir no quesito aproveitamento. Então a segunda posição ficou bem para ela, que ainda deu muito trabalho aos campeões.

Os holandeses são outros que merecem ser parabenizados. Nos brindaram com belos gols, alguns grandes jogos e não chegaram à final por pequenos detalhes. Fizeram uma grande Copa e saem cada vez mais consolidados como uma das forças do futebol mundial, mas ainda lhes falta um título para coroar o bom futebol que apresentam desde a década de 70 do século passado.

E o Brasil? Também ganha os parabéns, pois apesar da fragilidade do selecionado brasileiro, chegou a ficar em quarto lugar, algo que também não é fácil em uma Copa do Mundo, e foi muito comemorado em 2010 por nossos vizinhos uruguaios. "Ah, mas o Brasil pode muito mais que isso!" Pode não, cara-pálida, pode. Essa seleção brasileira chegou muito longe pelo futebol que apresentou. Só não precisava ter perdido tão feio nos últimos dois jogos.

Todas as outras seleções que participaram do torneio da FIFA também estão de parabéns, pois nos brindaram com ótimos jogos, lindos gols, jogos tensos, viradas, emoções, enfim a melhor Copa do Mundo que esse blogueiro já assistiu. E já foram 11 Copas, então não é pouca coisa. Esperamos estar errados, mas achamos difícil que as próximas possam ser tão boas, mas esperança é a última que morre, não é?

Mas acima de tudo, parabéns ao Brasil, que apesar de todas as vozes contra, de toda o pessimismo, e de todas as previsões fatalistas, realizou uma grande Copa do Mundo. Tivemos problemas? Sim, claro, como também tiveram as Olimpíadas de Londres, as Copas da França, Alemanha, África do Sul, etc. Podíamos ter sido melhores, mas não aconteceu nada para nos envergonharmos. Agora o importante é termos aprendido com os erros cometidos, e concertá-los para as Olimpíadas que estão chegando (faltam só 2 anos). Provavelmente haverá outros problemas, afinal somos seres humanos, e todos os seres humanos erram, o importante é não abaixar a cabeça, e seguir aprendendo e evoluindo. Com a realização da Copa o Brasil mostrou que tem condições de realizar como qualquer outro país, agora é levar essa capacidade para outras áreas da vida nacional, e não deixá-la restrita a pequenos nichos.

O Brasil pode ser o Gigante que está sempre ameaçando, basta nós mesmos querermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário