segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Olimpíadas acabaram

As Olimpíadas no Rio de Janeiro acabaram ontem, e a cidade já se prepara para receber as Para-olimpíadas. Mais uma vez Lula estava certo, e o Brasil conseguiu realizar um grande evento internacional com muito sucesso. A turma do pessimismo eterno não teve nem chance de acertar, e os problemas havidos acabam se tornando do mesmo nível de outros ocorridos em países mais desenvolvidos.

A se lamentar a morte do soldado da Força Nacional, que por engano entrou com alguns companheiro em uma das favelas do Complexo da Maré. Dessa morte também podemos lamentar outras 4 mortes e alguns feridos, que resultaram da retaliação promovida pelo governo.

Fora isso os incidentes foram todos corriqueiros, e ocorreram e ocorrem em todos os grandes eventos do mundo. Muitos se dão por diferenças gritantes de cultura e, embora ninguém queira que ocorram, já são esperados.

Desportivamente o Brasil melhorou em relação ao número total de medalhas e também ao número de medalhas de ouro. Melhorou também em outros esportes, mesmo que não tenham conquistado medalhas. Foram classificações em várias modalidades em que não tínhamos nenhuma tradição, e em vários esporte estivemos próximos de conquistar medalhas. Isso foi fruto de um investimento maciço em bolsas para atletas de alto nível, que contou inclusive com a participação ativa das forças armadas, mas que passada as Olimpíadas deverá ser deixado de lado.

Mas todo esse esforço Olímpico contou com dois equívocos. O primeiro é que termina agora, e nem mesmo os "militares" têm garantia de se manterem em seus postos nas forças armadas. O segundo é que não houve nenhum investimento na base, na formação de novos atletas. Quem sabe isso não melhore no Rio de Janeiro, onde toda a estrutura de boas quadras, estádios e locais de treinamento foi montada, e onde isso poderá ser usado para a formação de futuros campeões? Claro, isso até pode ocorrer, mas só se nossos governantes não resolverem desmontar tudo em nome de projetos imobiliários milionários, já que boa parte desses ginásios está localizada em uma das áreas mais valorizadas da cidade.

Mas uma coisa é certa sobre a Rio 2016, a cidade jamais esquecerá, e jamais será a mesma após ter sido a pioneira a sediar uma Olimpíada na América do Sul. Muitas das obras, principalmente de locomoção urbana, vieram para melhorar sensivelmente a qualidade de vida de alguns milhões de pessoas.

É óbvio que ainda temos muitos problemas, que eles demandam muito esforço, dinheiro e vontade política para serem resolvidos, mas já mostramos que podemos fazê-lo, e apenas esperamos que os próximos gestores ataquem estes problemas, como se uma Olimpíada fosse realizada a cada final de mandato.

Seria bom para todos, incluindo para as carreiras políticas deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário