quinta-feira, 30 de julho de 2020

Live! Ciro Gomes e Luis Erlanger (28/07/2020)

Essa semana foi só de vídeos, mas todos eles valeram a pena assustir. A conversa de Ciro Gomes com Erlanger é excelente, e também vale a pena ver. O Brasil está sendo destruído em suas bases, e diferente do que alguns dizem, nada de útil está sendo colocado no lugar.

Entrevistas a Putin (Capitulo 4 )- Oliver Stone | Documental en Español

Não encontrei o episódio 4 com tradução em português, mas o espanhol da narração é lento, e bastante claro. Vale a pena o fechamento da série de entrevistas feitas com o líder russo.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

terça-feira, 28 de julho de 2020

segunda-feira, 27 de julho de 2020

O PDT segue fustigando o governo

Após denúncia de Ciro Gomes, o presidente do Banco do Brasil pede demissão. A denúncia tem foco na venda de um fundo de R$ 3 bi por R$ 300 mil, ou seja, cerca de 10% do valor do fundo. Não houve nenhuma justificativa para o negócio, que foi realizado com o banco BTG Pactual, o qual Paulo Guedes foi fundador.

Isso se soma à denúncia da venda suspeitíssima do braço de transportes da Petrobrás, do oleoduto da Petrobrás, de poços e campos de petróleo, ao pedido de impeachment contra o Presidente da República (no qual não foi pioneiro), ao Janelas pela Democracia, à denúncia de crime de genocídio feito à Corte Internacional de Haia, além de ações e negociações intensas no Congresso Nacional.

Se algum partido vem fazendo oposição ao atual Governo Federal, esse é o PDT. Mas ele não o faz só, já que vem respaldado por uma frente que envolve outros partidos do chamado campo progressista, mais notadamente a REDE, e o PSB.

A questão aqui não é simpatia ou antipatia a determinados partidos, mas reconhecimento de quem realmente faz oposição séria aos abusos perpetrados pela atual administração federal.

sábado, 25 de julho de 2020

sexta-feira, 24 de julho de 2020

"As entrevistas de Putin" com o Oliver Stone - Episódio 1 #ESPECIALTVT

Achei as entrevistas muito boas, principalmente os vários episódios de "silêncios eloquentes" do líder russo. A primeira parte das  entrevistas segue abaixo, mas é uma série. Vale muito a pena assistir.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

É hora de negociação, não de conflito

A LATAN está usando a pandemia para tentar fugir de suas obrigações. Agora foi iniciada uma campanha pela negociação entre os sindicatos dos trabalhadores e a empresa transnacional.  O Blog dos Mercantes se alia a essa campanha, sempre no apoio aos trabalhadores.


quarta-feira, 22 de julho de 2020

Bolsonaro terminará o mandato?

Neste ponto discordo de Ciro Gomes, e de vários políticos de oposição. Mas eles são políticos, e tentam conquistar um espaço com suas ações e posicionamentos. Eu, ao contrário, apenas tento fazer uma análise da situação atual. Como situações não são perenes, minha análise pode se modificar daqui poucos dias, caso as mudanças sejam significativas.

Apesar de termos mais de 30 pedidos de impeachment sobre a mesa de Rodrigo Maia, de termos mais de uma ação de cassação da chapa eleita em 2018 tramitando no TSE, apesar de a maioria da população já ser a favor da queda do Presidente, apesar de Bolsonaro ter perdido significativo apoio das classes médias brasileiras, nada indica que ele cairá este ano, e provavelmente conseguirá concluir seu mandato.

Quatro motivos corroboram a atual posição:

1- O apoio que perdeu nas classes médias foi compensado em parte por apoio nas classes menos favorecidas;

2- Houve aproximação com o chamado "Centrão", com a farta distribuição de cargos, e amplo acesso a recursos públicos, com a indicação de políticos condenados por corrupção e desvios na administração pública para ocuparem esses cargos;

3- As classes dominantes seguem se servindo do erário público como e quando querem, com enorme transferência de renda das classes médias e pobres para os mais ricos, o que inclusive reduziu drasticamente algumas críticas que começavam a ecoar do andar de cima;

4- O caso Queiroz. O ex-policial e braço direito de Bolsonaro segue nas mãos da Justiça/polícia, e agora sua esposa também. Os dois têm potencial para destruir a imagem que Bolsonaro ainda carrega em parte da população, e isso tem reduzido bastante a liberdade de ação do Presidente, que se vê "refém" de uma possível delação premiada do amigo de décadas.

Enquanto essa situação permanecer, Bolsonaro também permanecerá, mas devido ao fator 4, permanecerá com movimentos limitados.

Resta a Bolsonaro a tentativa de um golpe de Estado, mas isso pode ser bastante dificultado, já que a ação dos milhares de militares e ex-militares que ocupam cargos públicos fora das Forças Armadas vem desagradando muito a maior parte da tropa. Começou com a indicação do filho do Vice-presidente Mourão para um cargo ao qual não estava habilitado no Banco do Brasil, e atinge agora Braga Netto, com a indicação de uma filha para um cargo público de gerência, passando por incompetências, desmandos e desvios de vários tipos. Ainda que o apoio nas Polícias Militares siga alto, no momento não me parece suficiente para um golpe, até porque temos visto reações de várias partes para reduzir essa influência.

A meu ver o povo brasileiro seguirá sendo rapinado por mais 2 anos e meio, mas terá a chance de mudar esta situação em 2022. Dependerá do próprio povo.

terça-feira, 21 de julho de 2020

Ótima entrevista com policial

Muito boa a entrevista com Glauco Carvalho, Coronel aposentado da Polícia Militar de SP. Na entrevista dada à Carta Capital, o Coronel faz algumas afirmações, e algumas são absolutamente falaciosas. Mas acredito na boa vontade democrática do Coronel, então vamos às falácias:

1- Os policiais militares cearenses não estavam em greve, eles estavam amotinados, e já tinham provocado diversos problemas em Sobral, como obrigado o fechamento do comércio, atacado pessoas, e provocado a morte de bom número de civis nas ruas da cidade

2- Ninguém passou com retroescavadeira nenhuma por cima de nenhum policial, mas um portão sim foi derrubado, após esses policiais terem agredido um Senador da República que tentou conversar e negociar com eles. Esse Senador foi quem operou a retroescavadeira. As imagens são claras e mostram que não houve nenhuma tentativa de atropelar os amotinados com a máquina. Ao contrário, o fato de o Senador ter levado dois tiros no peito mostra claramente quem tinha objetivos homicidas;

3- A Polícia Militar faz 85% das prisões em flagrante porque é ela quem faz o policiamento ostensivo, ou seja, ela é a responsável por patrulhar as ruas das cidades e campos, o que a coloca mais próxima dos delitos, e do momento em que eles acontecem. Além disso, quando alguém aciona a polícia, quem é deslocada para atender a solicitação é a PM, justamente por sua tarefa de policiamento ostensivo, e o fato de ela ser militarizada não tem a ver com esse percentual de prisões;

4- A desculpa de que o policial militar é agressivo devido a impunidade do país é uma falácia. Não cabe ao policial militar julgar e executar penas em nenhum hipótese, e em fazendo isso é o próprio PM quem comete crime;

5- A discussão entre militarização ou não da polícia é uma grande bobagem. Os abusos e crimes que vêm sendo cometidos não são devidos ao status militar dos policiais, mas a um desvio de conduta dos próprios agentes. Cabe às corporações investigarem e punirem com mais rigor esses desvios, além de mudarem a forma de abordar a população mais pobre nas ruas, o que irá colaborar fortemente para mudar a imagem que o povo tem das polícias. Tentar justificar, deturpar, ou esconder os erros dos agentes, como o próprio Coronel faz no caso ocorrido em Sobral, apenas aumenta a desconfiança que as pessoas têm das PMs.


segunda-feira, 20 de julho de 2020

O Oriente mostra sua força

Enquanto a Rússia faz um exercício militar não programado e utiliza cerca de 150.000 homens para isso além de enorme quantidade de veículos e material bélico-militar, a China impõem boicote aos EUA, o que pode paralisar a indústria aeronáutica americana, apesar de o alvo prioritário ser a Lookheed Martin.

O caso russo é uma busca de conter uma crise no Cáucaso, e obrigar a Armênia e o Azerbaijão a entrarem em acordo diplomático sobre a disputa de territórios. O problema vem de décadas, e é reflexo da desintegração da antiga União Soviética.

Mas se o exercício russo pode forçar uma solução pacífica entre os dois contentores, ele também desagradou a Ukrania, que já há vários anos vem oferecendo oposição às políticas do Kremlin, e feito uma aproximação com a Europa Ocidental que desagrada Moscou. Como forma de resposta os ukranianos também programaram exercícios militares para região próxima a fronteira dos dois países, e convidaram a OTAN para participar das manobras.

O clima aquece na região.

Já a China promove uma resposta aos americanos, que vêm provocando o gigante econômico asiático já há algum tempo. Além das manobras militares que os americanos promoveram no Mar da China alguns meses atrás, agora assinaram acordo de manutenção de armamento pesado na ilha de Formosa, região que se busca autonomia total frente a Pequim, mas que os chineses consideram seu território.

Importante dizer que o somatório dos poderíos bélicos russo e chinês são suficientes para fazer frente ao poderio da OTAN, talvez até com alguma vantagem. De qualquer forma, uma guerra, mesmo que de menores proporções, e localizada em áreas restritas, seria um verdadeiro desastre em um mundo convulsionado por uma pandemia, por disputas comerciais acirradas, e por mudanças climáticas e sociais cada vez mais propensas a levar milhões e milhões de pessoas à miséria.

Que os líderes dessas nações tenham o mínimo de consciência.

sábado, 18 de julho de 2020

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Marcos Valério e o ataque rasteiro

O DCM divulgou notícia de que Marcos Valério teria entregue dinheiro de corrupção a Ciro Gomes. O líder político cearense já divulgou vídeo em que reafirma sua moralidade pública, e hoje deve se manifestar mais enfaticamente sobre a fofoca divulgada como notícia. O nome disso é fakenews.

Apenas para lembrar, Marcos Valério é o mesmo que afirmou ano passado que Lula teria mandado matar o ex-prefeito Celso Daniel, caso escabroso político-policial ocorrido em São Paulo.

E Marcos Valério, na política, parece o Slberto Yussef para Moro na Justiça, ou seja, sempre que se precisa que se diga algo sem comprovação de alguém, então chamem Marcos Valério, ou Yussef, em suas respectivas áreas.

E é essa imprensa que se diz alternativa?

Existe enorme diferença entre se noticiar informações, fatos, de fofocas. As primeiras, a depender da releância, são notícias; já as segundas, não tem relevância que faça elas deixarem de ser mentiras.

Cabe a Ciro se defender, inclusive recorrendo a Justiça, se necessário, porque parece que eles vão baixar o nível, tal qual faz a extrema-direita.

Mas se na Justiça o ônus da prova cabe a quem acusa, na política a coisa é bem diferente. Antes de tudo a política é uma guerra de narrativas, muito mais imediatista, muito mais fatalista, e muito mais opinativa. E na política cabe ao atacado se defender, e contra-atacar. Ou Ciro faz isso, ou a extrema-direita vai reinar no país por muito tempo.

Por falar em extrema-direita, ela apenas é espelho da esquerda petista, ou seja, faz coisas bastante parecidas ao que faz seu próprio adversário, apenas com o sinal trocado, e ambos se alimentam com isso. Mas se o sinal é trocado, o "deus" deles é o mesmo: o neoliberalismo.

Esse aí embaixo é o líder tão adorado dessa esquerda. Qual a diferença dele para Bolsonaro?




quarta-feira, 15 de julho de 2020

Que coisa fácil!

Defender a posição de Gilmar Mendes sempre foi uma coisa difícil, ainda que o Ministro do STF sempre tenha estado bem embasado em Leis e Constituição. Mas defender a posição de Gilmar Mendes sobre a questão do Ministério da Saúde é muito fácil, porque difícil nesse caso é defender os ocupantes do Ministério da Saúde no momento.

Lugar de militar é no quartel. Se eles se aposentam com 53 ou 54 anos, e ainda têm gás para assumir outras funções públicas, então é porque não precisam se aposentar com essa idade. Existem outras formas de eles continuarem no serviço público que não seja as Forças Armadas, e sem estarem aposentados com integralidade e sangrando o país. Não é isso que estão fazendo, exercendo outros cargos?

Agora, quando eles se metem a fazer o que não sabem, aí a coisa degringola, e têm mais é que ser criticados mesmo. A gestão deles no Ministério da Saúde é horrorosa - como a do governo federal em geral -, e está levando o país a um enorme desastre.

Gilmar Mendes está certíssimo.


terça-feira, 14 de julho de 2020

A Ema Comunista

Não estava entendendo a zoação com a ema, com a história de "ema comunista", aí vi que nosso genial Presidente foi fazer um passeio, e tomou uma bicada de uma ema.

A ema estava lá, calma, tranquila, na dela, e o cara foi mexer com a bichinha.

Só falta agora o cara mandar abrir um processo contra a ema também.

Mas a culpa é do Exército, que não prendeu e expulsou quando devia ter feito.

Nós não merecemos isso.


domingo, 12 de julho de 2020

Perdoar o PT?

O Grupo Globo, através de seu jornal impresso O Globo, estendeu uma bandeira branca ao PT. Isso veio através da coluna de Ascânio Sêleme, ex-diretor, e atual articulista do jornal.

Antes de tudo, isso mostra o desespero dos Marinho, já que Bolsonaro não tem conseguido atacar diretamente a Platinada, porém tem atendido pleitos de algumas concorrentes, e não da Globo. Ou seja, cessaram as benesses à rede carioca, enquanto outras viram seu apoio governamental aumentar, o que claramente contraria os interesses dos Marinho.

E por que a Globo quer uma trégua com o PT? Porque ela vê a besteira que fez, já que o PT jamais foi contra as políticas econômicas defendidas pelo maior grupo de mídia do país, enquanto a atual política não só não atende a todas as necessidades desse grupo, como ainda se concentra apenas em uma parte minoritária da grande burguesia nacional. Aí eles vêm com essa história de perdoar o PT, porque o PT, esperam eles, voltará à política que mais interessa aos Marinho.

Mas são duas situações distintas que eles precisam entender. A primeira é que eles levaram 14 anos construindo um sentimento antipetista, e isso não se desfaz do dia para a noite, ainda mais quando grande parte dessa desconstrução se reflete diretamente nas condições de trabalho, e na mesa do trabalhador brasileiro. Então teria que ser feito um trabalho muito difícil de reconstrução do partido.

O segundo ponto a ser considerado é que em política não existe perdão, em política existe correção de curso, e o PT demonstra não ter entendido nada, e muito menos demonstra ter nenhuma tendência a rever suas posições, que o levaram a situação do golpe, e ao ódio de parte significativa da população brasileira.

É verdade que alguns nomes importantes do partido já demonstraram essa mudança de rumo, como Paulo Paim, Suplicy, Jacques Wagner, Camilo Santana, etc, mas a cúpula comandante do partido se recusa a mudar suas diretrizes, se recusa a demonstrar que entendeu o que se passou, e se recusa a mudar os rumos do partido.

Verdade que 30% da população brasileira é de esquerda, mas isso não significa ser petista. Vejam boa parte dos quase 30% dos votos válido que Haddad obteve no primeiro turno de 2018 não foi ideológico, mas por gratidão e necessidade. Eles foram dados devido a ampliação do programa bolsa família, e alguns outros programas que melhoraram a vida dos mais pobres, mas esses votos estão migrando para Bolsonaro, porque existe propaganda, ainda que mentirosa, que Bolsonaro estaria aplicando políticas com essas características.

Entendam, o PT não está sendo rejeitado pelo que ele fez, mas pelo que ele segue fazendo. Ou muda, ou seguirá na mesma situação. Dificilmente o perdão da Globo será suficiente para retirar o partido de seu voluntário exílio.


Globo acena bandeira branca ao PT e diz que "é hora de perdoar" o partido

 Publicado dia 11/07/2020 às 06h26min
 
    
Acossada pelo bolsonarismo: Proposta de armistício foi feita pelo colunista Ascânio Sêleme, que dirigiu o jornal e é ainda um de seus principais articulistas

247 – O jornal O Globo, dos irmãos Marinho, enviou neste sábado uma proposta de paz ao Partido dos Trabalhadores, alvo de uma perseguição midiática e judicial liderada pelo grupo nos últimos anos, que promoveu um golpe de estado em 2016, contra a ex-presidente Dilma Rousseff, e uma eleição presidencial manipulada em 2018, uma vez que os direitos políticos do ex-presidente Lula foram artificialmente subtraídos por um processo de lawfare.

A bandeira branca partiu do jornalista Ascânio Sêleme, que já dirigiu o jornal e hoje é um de seus principais articulistas, na coluna "É hora de perdoar o PT", em que ele argumenta que o partido já foi punido com o impeachment de Dilma e a prisão de seus principais líderes. No artigo, Ascânio argumenta que é preciso reconhecer que 30% dos eleitores brasileiros são de esquerda e que o PT é a principal força político-partidária deste campo.

O aceno de paz, no entanto, não envolve ainda nenhum tipo de autocrítica da Globo por seu papel no golpe de estado de 2016, que abriu espaço para a ascensão do bolsonarismo – fenômeno que hoje ameaça o grupo de comunicação. Desde que chegou ao poder, Jair Bolsonaro tem adotado postura hostil à mídia tradicional e tem estimulado o crescimento de grupos rivais, como a CNN, aparentemente ligada ao empresário Edir Macedo.

Em seu texto, o colunista do Globo também argumenta que não faz sentido isolar o PT, dada a sua expressividade na sociedade brasileira. "Este agrupamento político, talvez o mais forte e sustentável da história partidária brasileira, tem que ser readmitido no debate nacional. Passou da hora de os petistas serem reintegrados", diz ele, que não menciona a devolução dos direitos políticos de Lula. Ascânio também afirma que "o ódio ao PT não faz mais sentido".

Foi este ódio, semeado pela Globo e outros meios de comunicação, que degenerou no bolsonarismo, um fenômeno que envergonha o Brasil aos olhos do mundo e que ameaça a própria Globo.

sábado, 11 de julho de 2020

Wicked Game - Alexandrova Nadezhda

Wicked Game. Gosto muito da música, e Alexandrova Nadezhda deu show de voz e interpretação, no The Voice Ukraine.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Pena que o Brasil não age assim

Se o governo brasileiro agisse dessa forma, muitas vidas teriam sido poupadas, muito gasto teria sido evitado, uma boa parte da economia teria sido salva, e estaríamos retornando à normalidade com muito mais condições de retomarmos a economia, e diminuirmos prejuízos.

Mas a opção do governo brasileiro foi boicotar e sabotar todas as ações nesse sentido, numa prática genocida e irresponsável. Alguns governos estaduais e prefeituras também andaram pisando na bola, ou assumindo as posições irresponsáveis do governo federal, ou aproveitando o momento de dificuldade para cometer fraudes.

Tudo isso é um desastre, mas também é ótima oportunidade para que a sociedade brasileira reflita sobre suas opções nos últimos anos.

Ilhas Baleares impõem uso obrigatório de máscara em todos os espaços públicos

Só em praias e piscinas ou na prática de desportos é que não será obrigatório o uso do equipamento de proteção. Surtos em Ibiza e Maiorca ditaram a regra. É a segunda região de Espanha a avançar com a medida, depois da Catalunha.

Ogoverno das Ilhas Baleares vai impor o uso obrigatório de máscaras em todos os espaços públicos e de acesso público, independentemente de a distância da segurança sanitária ser respeitada. As exceções a esta obrigatoriedade serão as praias, as piscinas, os momentos de consumo de comida ou bebidas e a prática de desportos.

Fontes do Ministério da Saúde das Baleares disseram à agência de notícias Efe que a alteração na regulamentação do uso de máscaras será publicada sexta-feira ou sábado no Diário Oficial das Ilhas Baleares, numa resolução que modificará o decreto de nova normalidade.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

No Brasil isso precisa virar crime urgentemente

Em todos os países minimamente organizados e avançados que conheço evasão fiscal é crime, no Brasil não, basta fazer um acordo e tá tudo certo. Às vezes o acordo é de mentirinha, como o famoso refis, que dá perdão, descontos, tira os juros, e no final costuma não ser pago, e apenas uma mínima parte do imposto devido é recolhido.

Mas isso é uma benesse que costuma ser destinada apenas aos muito ricos no Brasil, enquanto a classe média tem sido cada vez mais espremida, com o Estado buscando nela, os recursos que os ricos não disponibilizam à nação.

Mas isso precisa mudar, e a evasão fiscal precisa voltar a ser crime, porque não há como se construir um país, muito menos uma nação, com apenas os mais pobres pagando por isso.

O artigo abaixo, como sempre, pode ser acessado em sua versão completa clicando no link.



GNR detém seis pessoas em esquema de fuga ao IVA que envolve grossistas nacionais

A GNR deteve seis pessoas e está a cumprir vários mandados de busca numa operação que envolve um esquema de fraude organizada, de dimensão transnacional e que conta com o apoio da Europol e do Eurojust.

Em comunicado, a GNR diz que o esquema envolve os principais grossistas nacionais do setor dos bens alimentares e bebidas, que além de defraudarem o Estado português com um esquema de fuga ao IVA conseguiram uma "vantagem patrimonial ilegítima de pelo menos 4,2 milhões de euros".

A GNR explica que, com o apoio das organizações internacionais, está a dar cumprimento a mais de 130 mandados de busca domiciliários e não domiciliários em território nacional, sete mandados de busca não domiciliários em Espanha, seis mandados de detenção em território nacional e dois mandados de detenção europeus no Reino Unido.

O esquema de fraude organizada, baseado na criação de empresas "fantasma" e de circuitos de faturação fictícios, visava a fuga ao pagamento do IVA e a obtenção indevida de reembolsos, "com recurso a utilização fraudulenta do regime do IVA nas transações intracomunitárias", refere a nota.

terça-feira, 7 de julho de 2020

Polêmica sobre vetos de Bolsonaro

Acho interessantíssimo que venham se horrorizar com as atitudes irresponsáveis e com potencial genocida do Presidente da República. Não é de hoje que ele diz que o negócio dele é matar, não é de hoje que ele atua e se posiciona de forma a aumentar o número de mortos por Covid-19, e não é de hoje que ele é declaradamente contra medidas de cunho civilizatório, e mais afeito a uma visão e ação do ser humano mais próxima à barbárie, à selvageria, do que de uma civilização avançada.

Dito isso, basta que o Congresso casse rapidamente os vetos, ou que o STF declare os vetos inconstitucionais, de acordo com a ação interposta pelo PDT.

E que se mexam seriamente para tirar essa chapa reacionária e anacrônica do governo, porque Mourão não difere muito do atual chefe, ainda que possa ter um pouco de verniz (Bolsonaro não tem nenhum).

Falando em Covid-19 e Bolsonaro

O Presidente veio a público dizer que apresenta sintomas característicos da infecção por Covid-19. Com isso muitos estão achando que é algum tipo de armação, uma tentativa de não depor, ou talvez de mais um surto de propaganda da cloroquina, como forma de diminuir os enormes estoques que sua ordem irresponsável fez que o Exército Brasileiro adquirisse.

Se é verdade, ou se é mais uma mentira do Presidente já não faz mais muita diferença. Fato é que Bolsonaro mente tanto, deturpa tanto a realidade, que estando ou não dizendo a verdade, isso já se tornou algo absolutamente irrisório para uma imensa gama da população.

Não que a saúde de uma pessoa seja algo irrisório, mas essa pessoa já não tem mais nenhuma credibilidade para pessoas minimamente sérias. E não tente por a culpa nessas pessoas, porque a culpa é de quem se colocou na posição de ter perdido completamente a credibilidade. 

Lamentável é que o Presidente da República tenha se colocado nessa posição.

domingo, 5 de julho de 2020

Que cena asquerosa!

A conversa entre Bia Doria e Val Marchiori, divulgada em vídeo por rede social, é uma das coisas mais asquerosas que já vi. Um caso sério, que mistura necessidades estremas, com muitos casos de doenças de váios tipos, e sendo tratado como uma birrinha de criança, por gente que não tem nenhum tipo de empatia, ou conhecimento da realidade.

Dois seres desprezíveis, fazendo aquilo que as fazem ser desprezíveis.

Bolsonaro e a calmaria

Mesmo entregando o governo àquilo que existe de mais desprezível na política nacional, o chamado Centrão, Bolsonaro reduziu seu ritmo de asneiras e bizarrices, e agora está até parecendo um governante sério, não fosse seu quadro de ministros altamente técnicos (mas o que o "Mito" considera técnico?).

O mais interessante é que essa onda de calmaria se inicia com a prisão de Queiroz.

Você acredita em coincidências?

Tá, todo mundo já falou isso, mas todo mundo tem que falar mesmo, inclusive eu.

Parabéns Bolsonaro

O Brasil já passou de 60.000 mortos diretamente por Covid-19, mesmo com toda a subnotificação, e com as várias manipulações de números que tentavam diminuir o número de casos. O Presidente está de parabéns, porquenem precisou de uma guerra civil para atingir sua meta, já a dobrou, e as projeções mostram que pode quintuplicá-la, ou mais.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Putin deve se manter no poder

Apesar de as mudanças anunciadas abaixo serem consideradas aberrações para as democracias ocidentais, temos que entender duas coisas: a primeira é que, apesar de a Rússia ter um pé na Europa Ocidental, ela nunca foi efetivamente aceita pelos guardiôes da ideologia liberal, e segundo é que os russos têm suas vidas bastante influenciadas por duas vertentes de força: a primeira é uma desconfiança e rejeição do mundo ocidental, e a segunda é uma aproximação do mundo oriental. 

Essa sopa de pesos e contra-pesos faz com que não possamos analisar a sociedade russa com os olhos ocidentais. Além disso a História russa, a grosso modo, pode ser definida por experiências relativamente próximas que deixaram profundas marcas em sua psique. Foi o final da dinastia  familiar dos Romanov, marcada por desastres bélicos e sociais, uma experiência relativamente boa com o Comunismo, que gerou dinastias vitalícias, e uma experiência desastrosa com um modelo próximo das democracias ocidentais, que levou grande parte do povo russo à miséira.

Quem fez a Rússia voltar aos trilhos foi Putin.

Como longas permanências no poder já fazem parte do imaginário russo, não foi tão difícil a Putin inserir tais mudanças. E aí sim, caso os russo queiram, já podem tirá-lo nas próximas eleições, uma vez que ele tem a possibilidade de ser reeleito, não a certeza disso.

O nome disso é "auto determinação dos povos".

Mas e as questões das minorias?

Bem, isso é algo que o povo russo tem que tratar, e eles tratarão, quando estiverem prontos, e quando isso for relevante para eles. No momento ainda precisam garantir pensões mínimas, e melhora para todos, independente da sua posição individual.

Quem sabe, se o Ocidente se aproximar deles ao invés de atacá-los, como vemos o tempo todo, essas posições também não comecem a mudar?

Aprovadas mudanças constitucionais que permitem Putin no poder até 2036

Com todos os votos contados após sete dias de votação, 77,92% dos eleitores apoiaram as reformas


Os eleitores russos aprovaram esmagadoramente um pacote de mudanças constitucionais numa votação em todo o país, permitindo que o presidente Vladimir Putin possa estender a sua governação, que já leva duas décadas, até 2036.

Com todos os votos contados após sete dias de votação, a Comissão Central de Eleições revelou que 77,92% dos eleitores apoiaram as reformas, num referendo que teve uma participação de 65% dos eleitores.

Restavam poucas dúvidas de que os eleitores que apoiavam as mudanças que Putin anunciou no início deste ano e que os críticos denunciaram como uma manobra para permitir que o presidente permanecesse no Kremlin até morrer.

O principal crítico do governo, Alexei Navalny, criticou os resultados, falando numa "grande mentira" que não reflete a opinião pública real.

As mudanças foram aprovadas há várias semanas pelo parlamento da Rússia e cópias da nova constituição já estavam à venda nas livrarias, mas Putin disse que a aprovação dos eleitores era essencial para dar legitimidade à decisão.

As reformas incluem medidas conservadoras e populistas - como pensões mínimas garantidas e uma proibição efetiva do casamento gay -, mas Putin também redefiniu os limites presidenciais, o que lhe permite concorrer mais duas vezes a eleições depois de o atual mandato de seis anos expirar em 2024.

O Kremlin fez todos os esforços para incentivar a votação, com a votação a ser prolongada durante uma semana, sendo que o último dia de votação foi declarado feriado nacional, além de terem sido oferecidos prémios como apartamentos, carros e dinheiro aos eleitores.

Inicialmente planeado para 22 de abril, o referendo foi adiado devido à pandemia de coronavírus, mas reagendado depois de Putin dizer que a epidemia havia atingido o pico e de as autoridades começarem a relatar números mais baixos de novos casos.


quarta-feira, 1 de julho de 2020

Já caiu?

O quase Ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, caiu antes de assumir. Houve a indicação, a apresentação de um curriculum, a aí veio o desastre. O sensacional CV de Decotelli foi desmontado antes que ele tivesse tempo de assumir. O Mestrado virou plágio, o Doutorado virou reprovação de tese (e com isso não há título), o pós doutorado virou miragem mesmo, e o cargo de Professor Titular da FGV virou professor de cursinho. Com isso tivemos que ouvir da Deputada Federal Fernanda Mechionna pedir para pararem de investigar sua vida acadêmica, por risco de o ilustre Quase Ministro da Educação não ter concluído o Ensino Fundamental. 

Esse foi recordista. 

Desse jeito o próximo Bolsonaro vai apresentar o próximo como Quase ex-Futuro Ministro, porque já virá com a carta de renúncia na mão.

É o Bolsonaro criando novos cargos na administração pública. Quase Ministro...Quase ex-Futuro Ministro(será)...

Enquanto isso Guedes segue destruindo o país.