quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Blog dos Mercantes comemora prêmio internacional de matemática conquistado por brasileiro

Para quem ainda acha que o Brasil não conquista nada, que o Brasil é um zero a esquerda na pesquisa de ponta e não conquista prêmios internacionais, aí está Artur Ávila, que recebeu a medlha Fields, considerada o Nobel da Matemática, já que tal ciência não é contemplada pela academia sueca.

E que esse seja apenas o primeiro de muitos prêmios que os pesquisadores brasileiros venham a conquistar.

Aproveitando o clima de festa, bem que nosso país poderia começar a incentivar mais a pesquisa científica. Gente capacitada nós temos, mas nos faltam equipamentos e incentivos financeiros.

Quem quiser ler a reportagem completa em O Globo, é só clicar aqui.


O matemático Artur Avila, de 35 anos, premiado com a Medalha Fields - Américo Mariano


Brasileiro ganha 'Nobel' da matemática

Carioca de 35 anos, Artur Avila é premiado com Medalha Fields, maior prêmio da sua área no mundo


EUL, Coreia do Sul - Um carioca de 35 anos se tornou o primeiro brasileiro a receber a prestigiada Medalha Fields, considerada o prêmio Nobel da matemática. Artur Avila foi anunciado como merecedor da láurea máxima da União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês), durante o Congresso Internacional de Matemáticos, nesta terça-feira, quarta de manhã em Seul, na Coreia do Sul, onde o evento acontece. A medalha é entregue a cada quatro anos, a no mínimo dois e no máximo quatro profissionais com menos de 40 anos cujos trabalhos um comitê secreto julga terem sido fundamentais para o avanço da matemática. Junto com Avila, este ano a Fields foi entregue também ao canadense Manjul Bhargava, ao austríaco Martin Hairer e à iraniana Maryam Mirzakhani.

Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/brasileiro-ganha-nobel-da-matematica-13577813#ixzz3AHI8Bf8u

Nenhum comentário:

Postar um comentário