quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Blog dos Mercantes mostra a ganância dos armadores

Foto da internet


Interessante como se aproveita qualquer oportunidade para aumentar lucros, mesmo que isso seja através de uma falácia ou da invenção de uma situação ao generalizar situações individuais. É isso que tenta justificar a reportagem abaixo, da Tribuna Online. Na verdade a reportagem deve ter sido retirada de uma agência de notícias, e aproveitada no portal da Tribuna, mas isso não isenta o veículo de comunicação ao ajudar a legitimar uma inverdade.

E é isso mesmo que afirmo acima, pois atrasos e antecipações nos processos de transporte marítimo de mercadorias estão sempre previstos em seus Charter Parties (contratos de afretamento marítimo), aumentando ou, às vezes, reduzindo o valor dos mesmos, de acordo com o tempo que se leva nesse transporte, e das condições que causam os atrasos ou antecipações. Tais aumentos ou antecipações se refletem nos preços dos fretes, mas isso se dá de forma individual e, como dissemos acima, está prevista em contrato.

Ora, as mudanças climáticas causadas pelo aquecimento das águas do Pacífico Sul nas costas da América é cíclico, e interfere de forma diferente em vários locais do mundo. Se em alguns aumenta a humidade, em outros aumenta o ressecamento do ar. Dessa forma o impacto em cada carregamento será individual, pois eles não são todos feitos no mesmo local, nem transportados para um único ponto do globo.

A forma como o artigo foi redigido indica um aumento no preço do frete em geral, e isso é apenas especulação, pois nada justifica tal aumento, a não ser nos casos individualizados que mencionamos acima. Mas qualquer motivo é válido para justificar aumento de lucros. Esse é o mundo em que vivemos.

E é por isso que defendemos a manutenção de uma frota mercante no Brasil, pois um aumento de frete como esse encarece nossos produtos, mas operando uma frota mercante podemos intervir e impedir que aumentos abusivos diminuam a competitividade de nossos produtos no comércio exterior.

Uma frota não se constrói da noite para o dia. Mas ela é cada vez mais necessária como arma de composição de custo e aumento de competitividade para nossa economia.


Mercado de frete marítimo vê alta de custos em caso de ocorrência de El Niño

A potencial ocorrência do fenômeno climático El Niño, que pode afetar safras globais, deve alterar padrões de embarques e elevar custos de frete marítimo, tendo impacto para fornecedores e importadores que precisam cobrir suas necessidades com compras em longas distâncias.

O El Niño, um aumento das temperaturas na superfície do Oceano Pacífico, pode provocar enchentes e secas em diferentes regiões, atingindo importantes áreas produtoras, incluindo a produção de arroz, trigo e cana. As previsões climáticas cada vez apontam maior probabilidade de seu retorno em 2014 pela primeira vez em cinco anos.

Nas ocorrências anteriores de El Niño, o principal índice de frete marítimo da bolsa de Londres Baltic Exchange subiu significativamente.
"As mudanças climáticas podem levar a mudanças no comércio de commodities agrícolas", disse Marc Pauchet, da corretora marítima ACM.
"Grãos e outras commodities agrícolas são sensíveis à chuva e não podem ser carregadas ou descarregadas em condições de umidade. Isso potencialmente levaria a um congestionamento nos portos e um aumento no tempo de espera", disse Burak Cetinok, da consultoria Hartland Shipping. "Em teoria, isso teria um impacto positivo em taxas de frete."

Fonte: Folha de São Paulo\Reuters

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