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Interessante como se aproveita
qualquer oportunidade para aumentar lucros, mesmo que isso seja através de uma
falácia ou da invenção de uma situação ao generalizar situações individuais. É
isso que tenta justificar a reportagem abaixo, da Tribuna Online. Na verdade a
reportagem deve ter sido retirada de uma agência de notícias, e aproveitada no
portal da Tribuna, mas isso não isenta o veículo de comunicação ao ajudar a
legitimar uma inverdade.
E é isso mesmo que afirmo acima,
pois atrasos e antecipações nos processos de transporte marítimo de mercadorias
estão sempre previstos em seus Charter Parties (contratos de afretamento
marítimo), aumentando ou, às vezes, reduzindo o valor dos mesmos, de acordo com
o tempo que se leva nesse transporte, e das condições que causam os atrasos ou
antecipações. Tais aumentos ou antecipações se refletem nos preços dos fretes,
mas isso se dá de forma individual e, como dissemos acima, está prevista em
contrato.
Ora, as mudanças climáticas
causadas pelo aquecimento das águas do Pacífico Sul nas costas da América é
cíclico, e interfere de forma diferente em vários locais do mundo. Se em alguns
aumenta a humidade, em outros aumenta o ressecamento do ar. Dessa forma o
impacto em cada carregamento será individual, pois eles não são todos feitos no
mesmo local, nem transportados para um único ponto do globo.
A forma como o artigo foi
redigido indica um aumento no preço do frete em geral, e isso é apenas
especulação, pois nada justifica tal aumento, a não ser nos casos
individualizados que mencionamos acima. Mas qualquer motivo é válido para
justificar aumento de lucros. Esse é o mundo em que vivemos.
E é por isso que defendemos a
manutenção de uma frota mercante no Brasil, pois um aumento de frete como esse
encarece nossos produtos, mas operando uma frota mercante podemos intervir e
impedir que aumentos abusivos diminuam a competitividade de nossos produtos no
comércio exterior.
Uma frota não se constrói da
noite para o dia. Mas ela é cada vez mais necessária como arma de composição de
custo e aumento de competitividade para nossa economia.
Mercado de frete marítimo vê alta de
custos em caso de ocorrência de El Niño
A potencial ocorrência do fenômeno
climático El Niño, que pode afetar safras globais, deve alterar padrões de
embarques e elevar custos de frete marítimo, tendo impacto para fornecedores e
importadores que precisam cobrir suas necessidades com compras em longas
distâncias.
O El Niño, um aumento das
temperaturas na superfície do Oceano Pacífico, pode provocar enchentes e secas
em diferentes regiões, atingindo importantes áreas produtoras, incluindo a
produção de arroz, trigo e cana. As previsões climáticas cada vez apontam maior
probabilidade de seu retorno em 2014 pela primeira vez em cinco anos.
Nas ocorrências anteriores de El
Niño, o principal índice de frete marítimo da bolsa de Londres Baltic Exchange
subiu significativamente.
"As mudanças climáticas podem
levar a mudanças no comércio de commodities agrícolas", disse Marc
Pauchet, da corretora marítima ACM.
"Grãos e outras commodities
agrícolas são sensíveis à chuva e não podem ser carregadas ou descarregadas em
condições de umidade. Isso potencialmente levaria a um congestionamento nos
portos e um aumento no tempo de espera", disse Burak Cetinok, da
consultoria Hartland Shipping. "Em teoria, isso teria um impacto positivo
em taxas de frete."
Fonte: Folha de São Paulo\Reuters
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