segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Intransigência pede resistência

Recebido do Sindmar, o alerta de que as empresas se recusam terminantemente a negociar e a atender minimamente aos anseios de seus trabalhadores.



Rio de Janeiro, 30 de agosto de 2016.

Mensagem Circular SINDMAR – EMPRESAS OFFSHORE (NORSKAN) Nº 05/2016.


Aos Oficiais e Eletricistas

Prezados Companheiros e Prezadas Companheiras,

Estivemos reunidos com representantes das empresas de apoio marítimo para tratar do ACT 2016/2018.

As empresas apresentaram proposta de reajuste de apenas 5,65% sobre todos valores praticados até 31 de janeiro de 2016 do último ACT, sendo que a vigência dessas cláusulas econômicas seria de apenas um ano, ou seja, o reajuste para fevereiro de 2017 ficaria indefinido. Isto sinaliza de forma clara que as empresas desejam aplicar valores inferiores ao INPC acumulado no período de fevereiro de 2016 a janeiro de 2017, acumulando assim perdas salariais no ACT 2016/2017 e no ACT 2017/2018.

Ratificamos às empresas o que já havíamos dito com clareza, não queremos, de forma alguma, perdas salariais, pretendemos simplesmente manter aquilo que possuímos e que foi conquistado ao longo de vários anos e para isso é necessário manter a reposição da inflação acumulada nos períodos dos ACTs.

Mesmo oferecendo esse novo percentual de reajuste, essa proposta das empresas representa cerca de metade da reposição inflacionária do período entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2016, e, caso aceitássemos a proposta, em um único ACT, teríamos perdas significativas sobre o que já conquistamos.

Pior do que a proposta de reajuste, é uma proposta de apenas um ano de vigência para as cláusulas econômicas. Além da perda deste ano, não haveria nenhuma perspectiva para o próximo. Fica evidente que a preocupação das empresas não engloba a valorização dos representados do SINDMAR, que são fundamentais para sua atividade.

Se aceitássemos essa linha de reajuste proposto pelas empresas seria extremamente perigoso. O acúmulo das perdas seria inevitável, já que as previsões para a inflação do próximo ano continuam superando o percentual proposto pelas empresas.

Temos nos mantido abertos ao diálogo e acreditando na possibilidade de chegarmos a um termo positivo em mesa de negociação. Nosso pleito é objetivo e simples, absolutamente lógico e factível. Porém, uma negociação para ser concluída de forma positiva necessita de vontade e disposição para fazer de ambas partes, coisa que não estamos vendo por parte das empresas. O discurso para justificar um percentual inferior à inflação acumulada no período 2015/2016 e dito por elas como “significativo” avanço em relação ao percentual proposto anteriormente é o mesmo de sempre, desnecessário repetir.

As empresas claramente seguem na direção contrária, postergando a negociação, arrastando as discussões por mais de um ano.

Desta forma não temos alternativa senão mobilizarmos nossos companheiros e companheiras para resistir à intransigência que as empresas têm demonstrado.

Temos que nos preparar para um movimento de resistência organizado, consciente e disciplinado que demonstre de forma contundente às empresas que precisam valorizar os representados do SINDMAR e reconhecer seu papel de extrema importância na construção de um setor que é fundamental para nosso país.

Estejam todos atentos para nossos informes sobre os próximos passos que daremos.

Permaneçam em sintonia com o SINDMAR.

UNIDADE E LUTA!
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Solicitamos que mantenham seus e-mails particulares atualizados junto ao nosso cadastro para que possam ser informados do andamento da negociação e divulguem nossas mensagens àqueles que puderem alcançar.

Queiram confirmar o recebimento desta mensagem.

Despedimo-nos com as já tradicionais Saudações Marinheiras.

Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante – SINDMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário