Sempre foram, mas corre na Câmara um Projeto de Lei que altera as regras para o serviço de praticagem no Brasil. Para isso ocorrem audiências públicas, que visam ouvir todas as partes, e discutir todas as possibilidades e repercussões possíveis que as mudanças poderiam acarretar.
O PL 2149/15 traria alterações importantes, e pode afetar seriamente o setor para os Marítimos brasileiros, Ou para melhorar, ou para piorar, dependendo do que se decida durante o processo de construção da Lei.
Devemos estar atentos ao desenvolvimento do PL.
Agência Câmara – Reportagem – 24/08/2016
Regulamentação do trabalho de prático é tema de audiência
nesta manhã
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara vai realizar
audiência pública nesta quarta-feira (24) para discutir o Projeto de Lei
2149/15, que modifica a legislação que regula o trabalho de praticagem –
atividade que consiste em manobrar navios para que atraquem de forma segura
nos portos.
A proposta altera a legislação vigente (Lei 9.537/97),
conhecida como LESTA - Lei de Segurança do Transporte Aquaviário.
A audiência será realizada às 10 horas, no plenário 11.
O projeto
Pela proposta, os comandantes de navios de bandeiras
brasileira poderão ser habilitados a conduzir suas embarcações até o
ancoradouro, sem a necessidade da ajuda de um prático. O projeto define
também que a atividade de praticagem é de natureza privada, devendo os
preços dos serviços serem fixados livremente.
Caberá à autoridade marítima, exercida pelo comandante da
Marinha, estabelecer o rodízio entre os profissionais que atuam em uma zona
de praticagem, de acordo com o volume de embarcações, para evitar a
sobrecarga ou a falta de atividade entre os práticos. Anualmente, a
autoridade marítima fixará o número de práticos necessários em cada Zona de
Praticagem, de forma a atender às necessidades do tráfego marítimo, fluvial
e lacustre.
Outro ponto previsto no projeto é o que permite à autoridade
marítima, mediante requerimento prévio e fundamentado, permitir que o
serviço seja condicionado ao pagamento prévio. Isso ocorreria, por exemplo,
no caso de repetidas faltas de pagamento por parte das empresas
contratantes.
O autor do requerimento para a realização da audiência
pública, deputado Edinho Bez (PMDB-SC), alertou que a proposta, de autoria
do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), altera legislação vigente há
quase duas décadas e, por isso, precisa ser bem analisada antes que o
relatório seja votado na comissão."O projeto pratica uma certa
mudança, e nada melhor do que nós debatermos com as áreas envolvidas para
depois eu me posicionar."
Convidados
Foram convidados para participar da audiência:
- o chefe de gabinete do assessor especial da Secretaria de
Portos, Marcos Mesquita Mendes, representando o ministro dos Transportes;
- o diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil,
vice-almirante Wilson Pereira Lima Filho;
- o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários
(Anatq), Adalberto Tokarski;
- o diretor-presidente do Conselho Nacional de Praticagem
(Conapra), Gustavo Martins;
- o presidente da Federação Nacional dos Práticos
(Fenapráticos), Otávio Fragoso;
- o diretor-executivo do Centro Nacional de Navegação
(Centronave), Claudio Loureiro de Souza; e
- o presidente-executivo da Clia Abremar Brasil, Marco
Ferraz.
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