O artigo abaixo mostra a força e importância que o setor marítimo tem e pode ainda ter no Brasil. Os 8.500 km de costa, e outros milhares de quilômetros de vias navegáveis são um grande mercado para o setor de transportes.
Imaginem vocês, o país com a maior crise que já assolou o país, segundo a imprensa brasileira, mas que na verdade está longe disso, embora seja profunda e mereça toda a atenção de nossas autoridades para deixá-la para a História, e mesmo assim ainda temos empresários buscando financiamentos vultosos para a construção de embarcações.
E é esse potencial que interessa às empresas e países estrangeiros, principalmente o pré-sal, e nossa Amazônia Azul.
Informativo dos Portos – Reportagem – 29/08/2016
Conselho do FMM aprova R$ 1,3 bi em projetos da indústria
naval
O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM)
aprovou cerca de R$ 1,3 bilhão para o financiamento de projetos da
indústria naval.
O valor foi definido na 32ª reunião ordinária do conselho,
realizada nesta quinta-feira (25), no Ministério dos Transportes, Portos e
Aviação Civil, em Brasília (DF). Desse total, R$ 976,8 milhões vão para
projetos relacionados a apoio marítimo, R$ 202,9 milhões para apoio
portuário, R$ 71,5 milhões para docagem e reparo e R$ 42 milhões para
navegação interior.
O montante inclui R$ 830 milhões para construção de quatro
PSV 4.500 e R$ 100,9 milhões para construção de um OSRV-750. O valor
destinado ao apoio portuário está previsto para construção de seis
rebocadores de 70 TTE. O total autorizado pelo conselho para navegação
interior vai para construção de um terminal flutuante. Já o valor aprovado
para docagens e reparos será utilizado em 10 barcos de apoio.
Com a publicação das prioridades concedidas pelo CDFMM no
Diário Oficial da União nos próximos dias, as empresas postulantes estarão
habilitadas a contratar os financiamentos junto aos agentes financeiros
conveniados (BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e
Banco da Amazônia). O FMM pode financiar até 90% do valor dos projetos,
sendo que a definição do percentual do crédito depende do conteúdo nacional
de cada projeto e do tipo de embarcação.
A próxima Reunião Ordinária do CDFMM está prevista para o
dia 1° de dezembro de 2016. O prazo para os postulantes apresentarem
projetos para obtenção de prioridade para financiamento com recursos do FMM
na reunião é até o próximo dia 3 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário