Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.
Não é de hoje que o blog vem defendendo uma Marinha Mercante Nacional forte e suficiente para garantir nosso comércio e nossa soberania nos mares. A duplicação do Canal do Panamá mostra a evolução da navegação no mundo, e a importância cada vez maior que o comércio tem na economia dos países.
Nos últimos anos o Brasil vem reativando e aumentando sua indústria naval, renovando sua frota de petroleiros, aumentando e modernizando a de apoio marítimo, renovando e aumentando a de contenedores. Faltam graneleiros, mas com certeza estes virão.
Precisamos no momento acabar de consolidar nossa navegação de cabotagem e garantir a presença de brasileiros a bordo de nossas embarcações, já que sem brasileiros é impossível garantir a operação de uma frota genuinamente brasileira.
O incentivo para a presença de marítimos brasileiros é fundamental, através da oferta de boas condições de permanência a bordo, salariais e sociais. Isso passa pela manutenção das NR 72 e NR 80, assim como outras ações do governo, que venham garantir as condições citadas acima.
O Brasil tem gente capacitada, tem recursos e tem potencial. Agora basta querer e podemos consolidar como realidade o que no momento é uma promessa. Uma Marinha Mercante forte, ocupando nossa cabotagem, e empregando brasileiros. É o que o blog defende e apoia. Talvez voltemos a ver nossa bandeira atravessando o Canal do Panamá com frequência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário