quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mercantes no futebol: bye bye Copa América, de volta o Brasileirão

Na quarta-feira passada e no último final de semana tivemos o início da 10ª rodada do Brasileirão. Algumas vitórias esperadas, como as de Vasco e Cruzeiro, bem como algumas vitórias suadas, como a do Corinthians, mas mais uma vez alguns bons jogos. A tabela aos poucos vai se definindo, e no momento podemos dizer que ainda temos umas oito equipes brigando pelo título. As outras brigam para não cair, ou no máximo por uma vaga na Sul Americana 2012.

Hoje teremos Palmeiras x Flamengo, e Botafogo x Corinthians, no complemento da rodada. Que os resultados ajudem a embolar mais o campeonato, aumentando a emoção e a disputa.

Na Copa América o Uruguai eliminou a Argentina, no melhor jogo do torneio, aonde o árbitro destoou um pouco, mas que não chegou a influir no resultado. O blogueiro não é muito a favor de “deixar o jogo correr”. Faltas são faltas, e a maneira de fazer o jogo correr é utilizando cartões amarelos e vermelhos. A não marcação das faltas significa a não observação das regras e uma permissividade perigosa à violência.

No dia seguinte o Brasil perdeu para ele mesmo. Diferente de vários comentaristas, que enalteceram o Paraguai, dizendo que eles seguraram o Brasil e mereceram a vitória. Na verdade o Brasil perdeu inúmeros gols durante a partida e todos os pênaltis que cobrou. Ou seja, o Paraguai não segurou o Brasil, mas este não teve competência para vencer.

A aposta em jovens promessas é interessante, mas não podemos esperar resultados imediatos. Além de não estarem suficientemente maduros para apresentarem um futebol estável, ainda estão desenvolvendo suas habilidades. Talvez para 2014 estejam mais próximos do auge de suas carreiras, e em condições de apresentarem um futebol mais competitivo.

Enquanto isso torcemos para termos ao menos dois bons jogos nas semi-finais, porque de modo geral esta Copa América tem sido de um nível técnico muito baixo. O de ontem não foi muito bom, principalmente no primeiro tempo, mas o Uruguai mereceu a vitória e merece estar na final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário