segunda-feira, 4 de julho de 2011

Navios mercantes deveriam ser incentivados, não punidos

Alguns dias atrás, mais precisamente em 15/06/2011, publicamos um post com o nome: “A Marinha Mercante e o aquecimento global”, aonde criticávamos a sugestão do Banco Mundial em tarifar a MM para ajudar vítimas do aquecimento global na África.

O blog de forma alguma é contra a ajuda humanitária, e muito menos contra o treinamento de pessoas para que possam fazer frente aos desafios que terão em suas vidas, mas como comentamos na ocasião, taxar o meio de transporte menos poluidor para esse objetivo, é no mínimo incoerente.

Ao contrário, deveríamos pensar em formas de incentivar não só o aumento do uso do transporte marítimo, mas também o aumento de sua eficiência quanto à diminuição de emissão dos gases do efeito estufa.

A solução encontrada por alguns portos holandeses, e os alemães (ver abaixo) nos parece ser mais inteligente e mais eficiente, não só no incentivo ao transporte marítimo e ao aumento de sua eficiência do uso da energia, mas também como forma de minorar os danos causados a essa gente.

Leia abaixo a reportagem publicada no Guia Marítimo, de 28 de junho passado:

"Hamburgo também oferecerá descontos a navios ‘verdes’

Ação visa incentivar medidas sustentáveis na indústria marítima

A autoridade do porto de Hamburgo se junta agora aos seus concorrentes holandeses em um esquema para oferecer descontos para navios considerados mais "verdes". A medida adotada pelo porto alemão será colocada em prática a partir da próxima sexta-feira e promoverá descontos escalonados a partir de 10% para as embarcações de acordo com o esi (environmental ship index), índice que mede a sustentabilidade dos navios.

O esi mede o dióxido de carbono, o óxido de nitrogênio e o óxido sulfúrico emitidos pelos navios, dando pontos a eles de zero a 100, sendo que a pontuação mais alta significa a menor emissão. o desconto só será dado se a embarcação marcar 20 pontos ou mais no índice.

Em janeiro, os portos alemães de Moerdijk, Dordebrecht e Roterdã começaram a oferecer taxas reduzidas às embarcações que apresentam bom desempenho no esi. Os portos de Antuérpia e Bremen, por sua vez, também já demonstraram interesse tomar a mesma medida como forma de incentivar a sustentabilidade na indústria".

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