sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cabotagem: saída Inteligente

Deu no "Guia Marítimo": "Ampliação de cabotagem pode diminuir acidentes nas rodovias".

Que o transporte marítimo traz inúmeras vantagens sobre outros modais, isso não é segredo para ninguém. Que o transporte marítimo é uma opção mais inteligente para longas distâncias, e é amplamente utilizado por países mais desenvolvidos também é amplamente divulgado, e não dá para entender a opção de nosso governo por modais de transportes menos eficientes, mais caros e mais custosos.

Mas é a primeira vez que vejo alguém sugerir a diminuição de acidentes nas estradas, e isso é algo lógico. Com menos caminhões e caminhonetes nas estradas, a tendência é que o trânsito flua com mais facilidade, que a quantidade de acidentes diminua, e o número de vítimas desses acidentes também.

Aí está, mais um benefício de se optar pelo transporte marítimo.

Para ficar tudo perfeito, seria bom que os armadores também mostrassem toda essa preocupação social e econômica contratando marítimos brasileiros e melhorando as condições sociais e econômicas do pessoal a bordo


Ampliação de cabotagem pode diminuir acidentes nas rodovias

Gustavo Costa, da Aliança ministrará palestra sobre o futuro do transporte na Bahia.

Os principais players do mercado de cabotagem estarão reunidos hoje terça-feira (06), em Salvador (BA), para participar da segunda edição do “Seminário de Logística – Cabotagem Como a Melhor Opção no Transporte de Cargas”.
O gerente de cabotagem da Aliança Navegação e Logística, Gustavo Costa, ministrará palestra sobre o futuro da cabotagem na Bahia. Segundo ele, o transporte entre portos da costa brasileira pode melhorar a logística de transporte de cargas no Nordeste.

Para o executivo, a maior adoção da cabotagem permite obter significativa diminuição do número de acidentes nas rodovias e na emissão de gases de efeito estufa no Nordeste, além dos benefícios sociais com a geração de mais empregos na cadeia logística e operacional de contêineres.

A companhia está investindo R$ 450 milhões na renovação de sua frota de cabotagem. A empresa adquiriu 4 porta-contêineres de 3.800 Teus de capacidade e 500 tomadas para carga refrigerada. Dois dos navios, o “Sebastião Caboto” e o “Pedro Álvares Cabral” já estão em operação. Todos estarão agregados ao serviço até o final de 2013.

Os navios foram especialmente projetados para navegação e operação na costa e portos brasileiros. São equipados com a mais moderna tecnologia para a segurança da tripulação e da carga, e também para a redução do consumo de combustível. Como resultado, possuem os menores índices de emissão de gases de efeito estufa por tonelada transportada, aumentando ainda mais os benefícios ambientais do modal em relação ao transporte rodoviário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário