domingo, 5 de maio de 2019

Resumo da semana 29/04-04/05


Recuperação de renda tem seu pior momento na História. Essa foi a manchete da Folha, mas ela é falsa. Renda não é PIB, ainda que possam estar relacionados. O PIB brasileiro teve levíssimo crescimento, ainda mais tendo em vista a recessão dos últimos anos, mas nem de longe isso se reverteu em renda para os brasileiros, porque ficou totalmente concentrado em bancos e nos donos do agronegócio.

A Senadora Kátia Abreu entregou documentos sobre a última fronteira agrícola ao Vicepresidente Mourão. Cada vez mais o Presidente Bolsonaro se põe e é colocado em situação de coadjuvante. Mourão é "agressivo"? Sim. Mas Bolsonaro é muito mais fraco, despreparado e incompetente do que a "agressividade" política de seu Vice.

Em São Tomé e Príncipe tivemos um naufrágio, que deixou mortos e desaparecidos. Lamentamos profundamente pelas vítimas, e nos solidarizamos com famílias e amigos. Mais do que regras, precisamos recompor tripulações e atentar corretamente ao descanso dos envolvidos com as operações de navios. A média de trabalho tem estado em 12h ou mais diárias, e isso é absolutamente incompatível com a segurança.

Esquerda de lavada na Espanha. Segundo alguns analistas, o receio de aparecer um "Bolsonaro" por lá, e preventivamente tanto a extrema-direita, como a direita palatável, perderam flagorosamente na Espanha. Que a esquerda agora apresente propostas que recoloquem o país ibérico no ritmo do crescimento e do bem-estar de sua população.

Tentativa de Golpe na Venezuela. Juan Guaidó liderou uma tentativa de golpe contra o presidente eleito Nicolás Maduro. As ações golpistas foram controladas em seu início, e em alguns casos antes de efetivamente começarem. Leopoldo López, líder oposicionista venezuelano, que estava em prisão domiciliar e participou ativamente da tentativa de derrubada de Maduro está exilado na Embaixada Espanhola. Após a tentativa de levante militar, Guaidó tentou um levante popular, fracamente respondido pela população, e também rapidamente desbaratado.

A situação no país é tensa. Não é segredo para ninguém que os americanos estão se lixando para o povo venezuelano, e seu único interesse é colocar as mãos nas imensas reservas de petróleo do país sulamericano. Mas a Rússia não parece muito inclinada a aceitar isso sem dar combate. 

Com isso as duas potências, EUA e Rússia, irão se encontrar para tentar diminuir o clima beligerante que reina, e talvez se encontre uma solução negociada, com o chamado "recal" das eleições presidenciais, e a suspensão imediata do embargo comercial à Venezuela.






Nenhum comentário:

Postar um comentário