domingo, 16 de maio de 2021

Painéis solares são solução?

Os problemas de aquecimento global e para a saúde das pessoas causados pelos combustíveis fósseis e mesmo pelos renováveis, como o álcool, além da escassez para a qual esses combustíveis tendem, levam a humanidade a buscar novas formas de produção e captação de energia, e temos duas que são praticamente infinitas: a eólica e a solar. Ambas vêm sendo bastante estudadas e disseminadas.

Para a solar, o que ainda é muito utilizado são os painéis, embora já exista uma outra técnica para sua captação, que não apenas aumenta a quantidade de energia captada, como também ocupa menos espaço.

Mas como a captação por painéis está mais sedimentadas e a China vem apresentando muitos problemas derivados dos combustíveis fósseis, então eles vem apostando fortemente nas pesquisas e na ampliação do uso de captação das energias renováveis, mas já também já vêm ampliando a utilização das tecnologias já "consolidadas".

E foi assim que eles já construíram maior usina de captação solar do planeta, e têm planos de ampliar o sistema.

Mas fica uma pergunta. Verdade que os combustíveis a base de carbono provocam o efeito estufa, que leva ao superaquecimento do planete, mas o planeta precisa ter os raios de sol tocando sua superfície, já que esse processo também é importante para o equilíbrio térmico de Gaia. Claro que não agora, mas num futuro, com a falta desses raios chegando ao solo, não poderíamos ter um processo inverso, de resfriamento do planeta? Algo a ser pensar.

Além disso essa é uma pergunta, mas poderíamos fazer mais. Sim, porque toda alteração que o homem causa no ambiente, tem algum tipo de reação, algumas boas, outras ruins.

A maior usina solar flutuante do mundo já está em funcionamento


A

China tem sofrido há décadas com a poluição atmosférica, e isso é consequência do rápido crescimento e da dependência de carvão para energia. Vendo a necessidade, o país quer mudar a maneira de gerar energia, e um dos grandes projetos do país é uma usina flutuante.

A cidade de Huainan, conhecida por ter muito carvão, ganhou uma usina solar flutuante de 40 MW, a maior do mundo nessa categoria. Ela fica localizada em uma área de mineração que está inundada devido às chuvas, com profundidade de água entre 4 m e 10 m.

O ar mais frio na superfície ajuda a minimizar o risco de superaquecimento dos painéis solares. A inundação permanente torna esta área sem valor para mineração, por isso é uma boa ideia utilizá-la para outros fins.






Nenhum comentário:

Postar um comentário