Pesquisadores conseguiram observar um planeta em formação. Este planeta está ao redor de uma estrela a 370 anos luz da terra, e só foi possível ser observado devido a novas técnicas de observação desenvolvidas, e da utilização do Hubble, telescópio que está há pouco mais de 3 décadas em órbita.
Pelas observações, os cientistas puderam estimar que o planeta já tem cerca de 5x a massa de Júpiter, que tem cerca de 5 milhões de anos, e que seu crescimento está diminuindo.
Mas mais importante do que isso tudo, o planeta permite que os cientistas observem como um planeta se forma, e isso pode ajudar a explicar a formação da própria Terra, ainda mais se levarmos em conta que outras formas e técnicas de observação poderão ser criadas no futuro, e que a formação de um planeta é muito mais lenta do que o avanço da tecnologia humana.
Hubble registra o crescimento de um planeta gigante
Usando uma nova técnica, pesquisadores puderam observar o fenômeno com o rodado telescópio espacial
O telescópio espacial Hubble está permitindo que astrônomos observem um planeta do tamanho de Júpiter se formando a partir de matéria no entorno de uma jovem estrela.
“Não sabemos muito sobre como planetas gigantes crescem”, disse Brendan Bowler, da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos. “Esse sistema planetário nos dá a primeira oportunidade de testemunhar matéria sendo atraído por um planeta. Nossos resultados abrem uma nova área para essa pesquisa.”
Embora mais de 4 mil exoplanetas tenham sido catalogados até agora, apenas 15 tiveram imagens captadas diretamente por telescópios. E tão distantes e pequenos que são apenas pontos nas melhores fotos. A técnica nova usando o Hubble para criar imagem desse planeta pavimenta um novo caminho para futuras pesquisas sobre exoplanetas, em especial durante seus anos de formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário