Os acontecimentos de ontem na Capital dos EUA não são tão graves, mas são. Entendam, isoladamente eles não preocupam, mas num contexto histórico, e num contexto de tempo mais amplo, eles preocupam sim, e muito. Com todo esse quadro já há muitos que consideram a tentativa de um golpe por parte do atual ocupante da Casa Branca. Ainda que se possa falar nisso, realmente não vejo, no momento as condições efetivas para a concretização de uma ação como essa, o que não significa que ela não possa ser realmente criada. Situações são momentâneas, e podem mudar com o tempo. A assunção de Biden não parece estar sob risco.
E a forma de fazer com que eles não preocupem é com as instituições da nação do Norte tomando as ações necessárias, no momento certo, ou seja, assim que ele deixe a Presidência do país.
As Leis americanas são diferentes das brasileiras, mas se há uma coisa que todos os juristas têm sido unânimes em dizer é que ele cometeu inúmeros crimes durante seu período na Presidência.
Mas a grande verdade é que, se as instituições ianques tivessem agido realmente no tempo correto, isso tudo teria sido evitado, porque o atual presidente americano nem mesmo teria concorrido nas eleições de 2016.
Algo muito parecido com o que ocorre no Brasil, onde uma permissividade excessiva se permite a determinadas figuras, e isso tem cobrado seu preço. Que não cheguemos ao mesmo desfecho que ao Norte do Continente.
Confusão ou Golpe? Isso apenas a própria sociedade e suas instituições poderão definir, com suas ações e omissões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário