terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Monark banido do youtube?

Semana passada o ex-apresentador do Flow Podcast, Monark, divulgou um vídeo em algumas redes sociais reclamando que o youtube o tinha banido, e agora o impedia de criar um canal ou de publicar vídeos. Isso gerou uma discussão interessante nas redes sociais sobre se Monark era dono dos meios de produção ou não, e quem é o dono dos meios de produção na internet.

Bem, o fato é que Monark tinha uma pequena produtora que produzia vídeos de pouquíssima tecnologia envolvida, e que, de modo geral, tinham enorme repercussão pelos nomes dos convidados envolvidos. Eu mesmo assisti alguns episódios devido aos convidados, pessoas que tinham o que dizer.

Agora vejamos meu caso. Eu tenho um pequeno blog hospedado na plataforma de blogger do google. Eu produzo conteúdo para esse blog, tal qual Monark produzia para o canal de youtube. 

Todos nós poderíamos sair das regras tanto do youtube quanto do blogger. Sim poderíamos criar nossas próprias plataformas e hospedar em algum servidor. Ou mais poderíamos ter nossos próprios sevidores de internet, e hospedamos nossas próprias plataformas, que por sua vez hospedariam nossos vídeos e blog. Por último também poderíamos criar nossas próprias empresas de telefonia ou de TV a cabo, já que todo o fluxo de dados que sairiam de nossos servidores precisam passar por esses cabos, que são de propriedade dessas últimas empresas. Quem é dono de todo esse arcabouço técnico-estrutural é dono dos meios de produção. No caso eles costumam estar divididos por vários donos, mas como tudo no capitalismo tendem à concentração nas mãos de apenas um dono.

Para quem quiser entender melhor como funciona a internet dá uma olhada nesse link aqui.

Agora imaginem a quantidade de recursos técnicos, financeiros, políticos, de pessoal, etc, para se ter toda a infraestrutura capaz de tornar a mim ou a Monark donos dos meios de produção?

Na verdade Monark e eu somos tão donos dos meios de produção quanto o sujeito que faz salgadinhos no fogão da casa dele para vender na esquina, ou seja nós não temos meios de produção que não sejam de acesso a praticamente toda a população mundial. Mas nós dois somos fruto de novas formas de relação de trabalho, onde os donos dos meios de produção se eximem de terem responsabilidades trabalhistas com seus empregados, mas ainda assim impõem limites e parâmetros para o trabalho entregue.

Monark ultrapassou esses limites, e foi demitido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário