O Partido Socialista português alcançou a maioria absoluta no Legislativo português, e com isso não são necessários grandes acordos para a manutenção do atual Primeiro Ministro Antônio Costa na função, e também facilita bastante suas ações.
Mas isso também aumenta muito sua responsabilidade. Parte dos avanços que o povo português credita ao PS é resultado das negociações que ocorreram no âmbito da chamada "geringonça", e que permitiram avanços sociais e econômicos. O rompimento com os outros partidos que compunham o acordo político se deu quando Costa se recusou a cumprir demandas desses partidos, notadamente o aumento do investimento em Educação e Saúde. Principalmente esses dois pontos foram fundamentais para a não aprovação do orçamento anual, o que levou o Presidente Marcelo Rebelo a antecipar em anos as eleições legislativas, o que possibilitou a atual situação de maioria absoluta.
Antônio Costa diz que irá dialogar com a oposição. Bem, precisará mesmo, porque caso não faça isso, não terá ninguém em quem colocar a culpa de eventuais erros que acontecerem. Ter maioria facilita muito, mas aumenta muito a responsabilidade também.
Não é assim tão simples.
31 jan, 2022 - 04:41 • Lusa, com Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário