domingo, 11 de dezembro de 2022

Na Terra, mas no espaço

Achei interessante a matéria abaixo, tirada do site zap.aeiou. Interessante, mas como curiosidade. A matéria em si é um aglomerado de hipóteses de ficção científica, todas já tratadas em filmes do gênero no cinema e em séries televisivas.

E aqui vemos a curiosidade da coisa, porque qualquer desses futuros pode ser correto, pode se concretizar, ao mesmo tempo talvez nenhum deles venha a se tornar realidade.

Explico. A própria reportagem da a resposta ao que eu disse acima. No início eles falam que as espécies mamíferas têm uma presença na Terra de cerca de 1 milhão de anos e que nós já temos 300.000 anos na superfície do planeta. E esse dado deve estar correto.

Então qual o problema?

Simples, esse dado é tirado de espécies que convivem com o meio ambiente, com a natureza. Que sobrevive com o que consegue tirar dessa natureza, mas não tem condições de alterá-la de forma a se manter.

Pois é, o ser humano tem condições de alterar a natureza para se manter, e se tem algo que o ser humano busca é se manter.

Bem, é possível até que o homem do futuro venha a ser diferente do atual, mas aí ocorrerá por opção própria, não porque a natureza se alterou e o homem não conseguiu se adaptar, mas porque o próprio homem optou por se melhorar, seja para enfrentar novos desafios de uma natureza mais hostil, seja para se tornar física e mentalmente melhor (aqui não entra em causa a questão moral, mas apenas a capacidade cognitiva).

Por tudo isso acho o artigo válido, porque tem base em coisas que já observamos aqui na Terra, em compensação acho que se baseia também em muita ficção científica, sem levar em conta nossa capacidade de intervir.

Então vale a pena uma passada de olhos no artigo, mas com o pé atrás.


Ciborgues vs últimos humanos. Como vamos evoluir no próximo milhão de anos?

4 DEZEMBRO, 2022

A maioria das espécies são transitórias. Extinguem-se, ramificam-se em novas espécies ou mudam com o tempo devido a mutações aleatórias e mudanças ambientais.

Pode-se esperar que uma espécie típica de mamífero exista por um milhão de anos. Os humanos modernos, o Homo sapiens, existem há cerca de 300 000 anos. Então, o que acontecerá se chegarmos a um milhão de anos?



Nenhum comentário:

Postar um comentário