quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Nesse meio recesso, falemos um pouco mais de Copa do Mundo

É isso aí pessoal, nesse meio recesso do Blog dos Mercantes, e da política nacional, que segue a mesma mesmice politiqueira de sempre - basta ver que a PEC da Transição foi aprovada com sobras no Senado, e agora segue serelepe para ser aprovada na Câmara -, mas nada disso é novo no país das jabuticabas. Então falemos de Copa.

Bem, não vi todos os jogos, mas vi todos os que pude. Outro critério é o de primeira fase, e de fases seguintes. No fundo são 7 jogos (3 1ª fase, 1 oitavas, 1 quartas, 1 semi e final) para se chegar ao título mais almejado do futebol mundial, e não tem essa de time evoluir em competição tão curta, então ou o time chega pronto, ou não chega a lugar nenhum. Exemplo, eu não vi o 7x0 da Espanha, e enquanto os "especialistas" teciam loas ao futebol espanhol, e quase o colocavam como virtual campeão, eu vi Espanha x Alemanha e Espanha x Japão, e disse que no máximo chegariam às quartas, mas não passaram das oitavas.

Pois bem, espero que tenham entendido os critérios que usso, que são um mínimo de sequência de jogos, independentemente do resultado em si, mas sim do desempenho em campo e do futebol apresentado. Com isso dou meus favoritos nessa Copa. Portugal, Inglaterra, França, Brasil, Holanda (Países Baixos) e Argentina.

Portugal - Se vai chegar mesmo eu não sei, mas foi o melhor futebol apresentado até agora. Não só arrombou o famoso cadeado suíço, como melhorou seu futebol após a saída de Cristiano Ronaldo.

Inglaterra - Não foi o melhor futebol, mas foi um futebol muito consistente, quando venceu seus jogos com folga e sem sustos.

França - Um pouco abaixo do futebol inglês, mas tem um Mbape em estado de graça. Ele pode fazer a diferença para os atuais campeões.

Brasil - Bons segundos tempos contra Sérvia, Suíça e bom primeiro tempo contra a Coreia do Sul. Contra Camarões eu gostei de parte do que vi, mas teve muito preciosismo, muito sapato alto, e isso não combina com time campeão. Se Neymar resolver realmente jogar bola ao invés de aparecer ele conseguirá os dois e ainda ajudará muito mais o time.

Holanda (Países Baixos) - Vi os holandeses vencerem, mas apesar de relativamente elástica, a vitória não convenceu. Os americanos não complicaram mais os holandeses por pura falta de qualidade na conclusão das jogadas.

Argentina - A derrota para a Arábia Saudita foi muito mais fruto de circunstância de um jogo do que falta de qualidade do time argentino. De qualquer forma os argentinos não reeditam seus melhores jogos, ainda que tenham voltado a vencer.

Croácia e Marrocos - A Croácia é a atual vice-campeã do mundo, mas não apresenta mais o mesmo desempenho, e Marrocos é surpresa, mas apesar de surpreendentes, não me parece que tenham forças para irem além das quartas. Pegam dois adversários fortíssimos e não me parecem ter consistência para isso.

Bem, essa aí em cima é a ordem em que coloco as equipes em termos de maiores chances de título, mas não custa lembrar que estamos falando de futebol, e mais, de um torneio de tiro curto (apenas 7 jogos para o título), e os jogos são eliminatórios. Assim, uma tarde/noite muito inspirada, ou muito infeliz, e uma equipe que poderia ser campeã volta mais cedo para casa, ou uma menos cotada acaba ganhando o título.


Nenhum comentário:

Postar um comentário