segunda-feira, 12 de junho de 2023

BRICS na balança do poder global?

Excelente o texto de João Melo veiculado no Diário de Notícias, jornal português de cunho Liberal (ou seja, de direita). Além de mostrar a total irresponsabilidade e cegueira da liderança e da política orquestrada pelo chamado Bloco Ocidental, ou Atlanticismo, ou como queiram chamar a coalizão político-militar organizada por EUA e Reino Unido, o texto ainda mostra que temos objetivos muito mais concretos e urgentes que a mesquinharia propagada pelo bloco que promove os problemas na Ucrânia.

Talvez um BRICS plus venha a resolver isso. Mais da metade da população glogal, um PIB maior que o do bloco atlanticista, e o respeito real que deve balizar as relações internacionais, além de um poder militar real e latente bem superior ao do bloco que está sendo removido de sua posição de conforto.

Um mundo multipolar é cada vez mais realidade. Não será fácil, as suspeitas entre todos, muitas vezes estrategicamente plantadas pelo bloco que cai justamente para se manter no topo ainda serão importantes nos próximos anos, talvez décadas, mas com trabalho, cooperação e respeito aos poucos serão superadas.

Sim, grandes idiotas existiram, existem e sempre existirão, e eles sempre estarão aí para tentar tirar vantagem do divisionismo, mas eles também sempre foram minoria. O problema é só quando se empodera essa minoria, como agora.



João Melo

Na semana passada, realizou-se na cidade sul-africana do Cabo uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os conhecidos Brics (sigla em inglês), formados em 2006 (a África do Sul juntou-se ao grupo quatro ano mais tarde, acrescentando a letra "s", de South Africa, à sigla inicial), com a pretensão geopolítica de constituir uma alternativa ao mundo unipolar nascido do fim da guerra fria e dominado pelos Estados Unidos da América. O objetivo da reunião foi o de preparar a próxima cimeira da organização, marcada para os dias 22 a 24 de agosto próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário