domingo, 11 de junho de 2023

Todos no mesmo ponto do Universo

Um local no universo que atrai milhares de galáxias? Como é possível.

Sim, isso existe, e na verdade os cientistas acreditam que existam mais de um, embora até o momento só tenham conseguido comprovar a existência de um, que é justamente o que atrai a Via Láctea e todas as outras milhares de galáxias que fazem parte da estrutura local do universo aonde estamos inseridos.

Apesar disso nosso destino pode nunca ser alcançado devido a algo que os cientistas chamam de matéria escura. Ao menos é o que tudo indica no momento.

Mas como ciência não é algo estático, está sempre avançando e alterando conceitos a medida que novas descobertas acontecem, tudo pode mudar no futuro.

No artigo abaixo mais algumas informações sobre o assunto.

O Grande Atrator: milhares de galáxias são atraídas para um mesmo ponto no Universo, além da Via Láctea

Tudo o que se move vai para algum lugar e com as galáxias não é diferente. Perceba qual é o grande atrator de milhares de galáxias, inclusive a Via Láctea, e para onde elas vão.

Sempre que imaginamos o Universo vem à mente uma vastidão escura e sem um destino bem definido, mas se tudo o que se move vai para algum lugar, como podemos imaginar para onde estão a ir as milhares de galáxias existentes, incluindo a Via Láctea? Astrónomos apontam há décadas que o Sistema Solar viaja pelo Universo a cerca de 600 quilómetros por segundo, mas o que tem chamado a atenção é que agora parece que essa jornada tem um destino pré-definido.

Ainda na década de 70 foi determinada uma força chamada de Grande Atrator, que seria o destino da jornada que a galáxia está a fazer.

Segundo o cosmólogo Paul Sutter, professor de astrofísica na Stony Brooks University em Nova Yorka galáxia está a ir na direção de algo que não podemos ver claramente e o ponto focal deste movimento é o Grande Atrator, produto de biliões de anos de evolução cósmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário