sexta-feira, 23 de junho de 2023

Lula enquadra os europeus?

Bola dentro de Lula. Sim, Lula disse à Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que o Brasil rechaça acréscimos de aberturas do mercado do Mercosul aos europeus, os abusos que os europeus tentam impor aos sulamericanos com desculpas esfarrapadas baseadas em suas contradições internas, e o resultado é que os sulamericanos devem tecer uma proposta conjunta para apresentar aos europeus em contraponto aos seus pedidos abusivos.

Positivo também foi a afirmativa de que o Brasil busca se reindustrializar, e essa é uma das razões principais para o rechaço a essas propostas europeias. Da mesma forma foi bastante claro ao dizer que parceiros não ficam ameaçando parceiros de sanção, ainda que diga que não pretende aplicá-las, e que isso é apenas para aplacar as contradições internas de suas sociedades.

Mas Lula e seu governo precisam passar do discurso à ação, porque dizer que quer se reindustrializar não faz com que isso aconteça, e após quase 6 meses passados de seu governo não vimos absolutamente nada concreto que leve a esse caminho.

O novo teto de gastos atende apenas ao setor financeiro, ainda que garanta uma margem mínima para o aumento dos gastos com políticas sociais compensatórias. A renúncia fiscal voltada ao setor automotivo visa reduzir os estoques das montadoras e atender interesses de grupos de pressão. Os discursos contra o Bacen e sua política de juros se tornam vazios ao não serem acompanhados de ações concretas para alterar o atual quadro, seja mexendo nas condições para definição dos juros (alterando a meta de inflação, por exemplo), seja pedindo a saída de seu atual presidente. A substituição da PPI  (Petrobras) por um critério muito mais subjetivo, sujeito a muito mais influências políticas e a grupos de pressão, e onde os principaís critérios objetivos (mas não muito) são externos à própria empresa também estão na contramão do que afirma.

Até agora seu governo foi o que veio para mexer em tudo, mas sem mudar nada.

Lula levou à UE mensagem de que não haverá mais concessão

12.06.23 - O presidente Lula e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em encontro no Palácio do Planalto

Jamil Chade12/06/2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário