Na última segunda-feira a reentrada de um pequeno satélite foi avistada de alguns estados brasileiros. O fenômeno, que muitas vezes é confundido com a entrada de um meteoro, foi marcado pela diferença de ser muito lento, e de ter levado muito tempo até se dissolver totalmente na atmosfera terrestre. Esse fato leva a crer que se tratou de algum artefato humano que reentrou na atmosfera, talvez mesmo o chamado lixo espacial (satélites fora de serviço, ou partes de veículos lançadores).
Bem, um pouco depois foi confirmado que o objeto era parte de um veículo lançador chinês, que reentrou na atmosfera e que causou o fenômeno luminoso. De qualquer forma, seja um meteoro, seja parte de um artefato humano, é um fenômeno bem bonito de se ver.
O objeto brilhante que pôde ser visto no sudeste e centro-oeste do Brasil nessa segunda-feira não foi produzido por uma rocha espacial
Um brilho intenso que pôde ser visto nos céus de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás (incluindo Brasília) chamou a atenção nessa segunda-feira 19 de junho de 2023. Na mídia o objeto foi tratado como um meteoro, mas não - isso não pode ter sido um meteoro.
O objeto brilhante foi extremamente longo, com uma duração de 26 segundos, o riscou os céus por volta das 18h35 pelo horário de Brasília (21:35 UTC).
ATUALIZAÇÃO: A reentrada foi confirmada através de estudo feito pela empresa Saipher. Clique aqui e saiba mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário