Há algumas semanas eu postei a possibilidade de que a estrela Betelgeuse, localizada na constelação de Órion (foto abaixo), explodisse nos próximos séculos, ou mesmo em pouco menos de um século. Mas agora novos estudos mostram que essa explosão pode estar ainda mais próxima, e ela então pode ocorrer em poucas décadas.
Se isso ocorrer será visto da Terra, e ocorrendo logo muitos dos que leem esse post poderão ver esse fenõmeno gigantesco. Além disso, apesar da força e da grandiosidade da explosão, dificilmente venha a criar problemas por aqui, isso devido a distância de 642,5 anos luz de nosso planetinha azul.
Para finalizar ainda teremos a mudança de nosso céu noturno, e a constelação de Órion mudará.
Urgente - estrela Betelgeuse vai explodir antes do previsto - queima de carbono confirmada!
No estudo, ao analisar a estrela Betelgeuse, os cientistas detectaram variações semi-regulares de 2.200, 420, 230 e 185 dias. Essas variações batem com o modelo de estrelas que estão no fim da queima de carbono. Além disso, as variações de brilho de Betelgeuse estão ligadas com seu diâmetro, o que revelou um tamanho maior do que se pensava, sendo anteriormente de aproximadamente 1.000 vezes o diâmetro do Sol, e agora de cerca de 1.300 vezes o diâmetro do Sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário