As palavras OTAN (a sigla já virou uma palavra) e Paz não combinam no mesmo texto. E elas não combinam não porque a paz não possa estar junto de atividades militares, mas simplesmente porque a OTAN jamais foi criada ou usada para propagar a paz em lugar algum do planeta. Somente nos últimos 30 anos podemos enumerar duas Guerras do Golfo, Líbia, Afeganistão, a antiga Iuguslavia, Síria, a expansão ao Leste da Europa como forma de pressionar a Rússia, etc.
Os argumentos usados pelo autor do patético texto abaixo são dignos de pena, porque são baseados em ideologia e propaganda, excluindo da análise qualquer atividade fáctica do desenvolvimento histórico, e só isso explica tanta bobagem num espaço que deveria usar de um mínimo de argumentos baseados na realidade e em fatos observáveis. A exceção é a ferrenha defesa ucraniana, mas mesmo essa já tinha ruído nos primeiros dias da entrada russa no Dombas, não fosse a interferência direta de países da OTAN na decisão dos ucranianos.
A mesma interferência que se viu nos fatos que levaram ao euromaidan, ou alguém acha que a sra. Victoria Nuland distribuindo bolinhos e sucos para manifestantes que foram bombardeados por anos de propaganda atlanticista financiada pelos americanos. A interferência foi tão escancarada, que logo após o golpe de estado, Natalie Jaresko (americana) foi alçada ao cargo de ministra das finanças do país europeu.
Ora, se você acha que os americanos fizeram tudo isso sem a participação de outros membros da OTAN é querer tapar o sol com um bambolê. Tanto é assim que os membros da aliança que nasceu com discurso defensivo, mas sempre atuou de forma a levar a guerra e o terror a nações com poucos meios de se contrapor ao poderio bélico da organização corsária. Quando o "inimigo" é forte, aí a guerra é por procuração, que é o caso da Ucrânia, e é o motivo de a OTAN ter interferido diretamente para impedir o fim prematuro do conflito logo em seu início, já que este fim prematuro não interessava aos interesses da aliança atlantica.
OTAN pode servir de outro nome para muita coisa, mas jamais para Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário