segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Lula inelegível

E deu aquilo que todo mundo sabia que ia dar. Lula está inelegível.

Mas o PT conseguiu uma pequena vitória, e acredito que é a que estava em seus planos, ou seja, Haddad começará sua campanha.

A incrível popularidade de Lula tem muito mais a ver com solidariedade frente às nítidas injustiças (disfarçadas de legalidade) pelas quais o petista vem passando, que por força pessoal do próprio político. Tanto é que antes da prisão e de toda a onda de paixões que gerou no país, Lula patinava em torno de 20% do eleitorado. 

Essa onda catapultou Lula. Agora duas perguntas se fazem necessárias. A primeira é se Lula terá condições de repassar a seu sucessor a simpatia que o eleitorado lhe mostra atualmente. Lembrando que há dois complicadores nessa equação de transferência de votos. A primeira é a memória vivíssima de Dilma e seus erros e descalabros. O segundo complicador é o próprio Haddad, que foi escorraçado da prefeitura de São Paulo, e mesmo depois do desastre da administração Dória, o petista segue sendo pessimamente avaliado pelos eleitores da capital paulista, além de ser uma versão petista do Picolé de Chuchu.

A outra pergunta é como irão reagir seus adversários na campanha? A meu ver irão lembrar a todo instante as derrotas e incongruências do candidato petista, e da própria estratégia petista.

Isso tudo é temperado por dois crescimentos do próprio PT. O primeiro, a meu ver, tem a ver com a solidariedade a Lula, e é o crescimento de filiados, e simpatizantes.

Mas o segundo tem a ver com todas as incoerências que o partido demonstrou nos últimos anos, e afastou muita gente que historicamente votava no partido, afastou muitos  daqueles que eventualmente votavam no partido, e aumentou muito mais a rejeição ao PT do que o apoio ao mesmo.



O desenrolar da campanha deixará tudo mais claro, ainda mais agora que Lula estará finalmente fora das pesquisas, mesmo que eu acredite que elas sejam manipuladas ao extremo, e mesmo que o TSE ainda não tenha autorizado tirar o nome de Lula das mesmas.

Mas o que destoa nisso tudo é o papel da mídia alternativa. A maior parte age como se isso não fosse apenas o desenrolar de um script já resolvido. Ora, qual parte do "grande acordo nacional, com STF, com tudo" foi que essa turma não entendeu?


Nenhum comentário:

Postar um comentário