terça-feira, 16 de abril de 2019

Não gosto do título da postagem, mas o conteúdo é interessante

Acho o título da postagem desnecessariamente agressiva, mas não dá para não dizer o "eu avisei".

Na verdade isso foi mais do que avisado, até porque os famosos neoliberais não são uma corrente científica da Economia, mas pura e simplesmente uma ideologia. Veja bem, a ciência pressupõe a ação humana, de forma a alterar a realidade, mas quando se deixa que a mudança da realidade se dê por "inércia", pelos "caprichos" de uma força sobre-humana, então justamente estamos dizendo que a ação humana é secundária no processo, ela é uma reação, não uma ação.

E quando você apenas reage, você está sempre atrás.

Não é o caso abaixo, onde foram mapeados possíveis problemas, possíveis disputas, e são tomadas ações para evitá-la.

Enquanto isso, no Brasil, espera-se que os plantadores de soja brasileiros encontrem uma forma de se sobrepor aos subsídios e apoios dados pelo mais poderoso governo do mundo, e as trapalhadas do próprio governo brasileiro.

Você acredita que eles irão vencer essa batalha?

A propósito, só para lembrar, o Bolsonaro foi lá para incentivar ainda mais os agricultores americanos, baseado nessa bobagem de ideologia.

Os agro-otários: vejam o documento da CIA sobre a soja brasileira

Paula Sperb publica na Folha que, ao menos desde 1973,  “a soja brasileira é encarada pelos Estados Unidos como uma ‘ameaça’ às exportações americanas há pelo menos 46 anos“, com base em documento da CIA recentemente desclassificado.
Fui atrás e o documento está disponível, na internet, para ser acessado por quem quiser.
Diz, claramente, que o nosso país se tornaria o principal concorrente dos norte-americanos – e com vantagens imensas – no mercado mundial deste grão, exatamente como é hoje. E que o mercado chinês seria decisivo nesta disputa.
No entanto, a cultura dos plantadores de soja brasileiros sempre foi de demonizar os chineses, seus compradores, e de idolatrar os norte-americanos, seus concorrentes.
Vendem em mandarim e falam em inglês, claro que esticando os erres, orrraite?
Poderiam usar a língua para ler o documento da CIA, no original, e verão que a cultura da soja só se tornou um sucesso por conta do Estado brasileiro: investimento da Embrapa em cultivares adequados, subsídios, logística…
Os arapongas americanos estavam certos: o Brasil acaba de tomar a posição dos EUA de maior produtor de soja do mundo e é o maior exportador do grão. graças aos “malditos” chineses:
O Brasil já é o maior exportador de soja do mundo, graças ao apetite chinês. Na safra 2018/19, os chineses deverão importar 103 milhões de toneladas de soja e os brasileiros vão exportar 72 milhões.
Agora, porém, batem palmas para um energúmeno que vai até mesmo à própria CIA bajular um governo que está na iminência de fechar um acordo comercial com a China onde a principal prioridade norte-americana é garantir preferência de importação da soja norte-americana em detrimento da brasileira.
Realmente merecem o bobalhão que elegeram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário